terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dispara o número de 'fazendeiros virtuais' no Brasil, diz Ibope

O BuddyPoke, um dos aplicativos mais usados nas redes sociais no Brasil, já é passado: antes líder absoluto, o game (na verdade um "avatar", ou bonequinho montado criado pelos internautas no Orkut) foi ultrapassado em acesso pelos avatares dos jogos Farmville e Mafia Wars, instalados no site de relacionamentos Facebook. Os dados, exclusivos, foram obtidos pela Folha Online junto ao IBOPE.
Enquanto o Farmville e o Mafia Wars tiveram, respectivamente, 608 mil e 456 mil acessos no Facebook em outubro, o BuddyPoke acumulou 60 mil acessos. No Orkut, o BuddyPoke mantém mais de 40 milhões de usuários (o número, entretanto, é absoluto, e não significa o acesso contínuo e mensal no game).


No universo dos usuários de aplicativos em redes sociais (são 30% dos usuários do Facebook), isso significa que o jogo de fazenda virtual detém 35% da audiência, enquanto o Mafia Wars tem 26%. O espaço correspondente ao BuddyPoke é marcado em 10%.
"Os usuários da faixa etária entre 21 e 34 anos puxaram a fazenda virtual", afirma o analista do IBOPE, José Calazans. "Há três ou quatro meses atrás, o aplicativo de maior sucesso no Brasil era o BuddyPoke. Ele estava em primeiro, dentre os aplicativos de maior uso no Facebook. Hoje, o número se reverteu", observa Calazans.
"O uso de aplicativos voltados para jogos on-line teve bastante difusão entre as donas de casa norte-americanas no começo da década", aponta Calazans. A partir daí, houve difusão para diversos países, cada qual com seu público mais cativo.
"No Brasil, as pessoas passaram a explorar outros aplicativos de jogos, e deixaram os aplicativos mais sociais [como o BuddyPoke]. As pessoas procuraram diversificar seus aplicativos, alguns até pequenos demais para mencionar", explica Calazans.

WIN INFORMAT CENTER - A MELHOR TECNOLOGIA EM INFORMATICA

Nenhum comentário: