Nome novo na cena brasileira de quadrinhos, o autor tem 28 anos, é paulista de São José dos Campos, publicitário de formação e ilustrador desde 2007. Naquele ano, também começou a publicar HQs em seu site, sempre usando personagens para tratar de questões pessoais.
Lá, a tecnologia era um tema ocasional. Aqui no "Tec", será o mote dos trabalhos: "Interessa-me refletir sobre a forma como pensamos, sentimos e reagimos diante desse ambiente tecnológico que nos inunda completamente", diz Morais.
Gus Morais, autor da nova HQ "Bytes de Memória", que aborda o impacto da tecnologia na vida cotidiana |
Morais afirma que parte considerável do seu aprendizado para a criação de HQs vem da análise da obra de outros autores e da leitura dos livros de Scott McCloud --a trilogia formada por "Reinventando os Quadrinhos", "Desenhando os Quadrinhos" e "Desvendando os Quadrinhos" (editora M.Books). "Lembro de ter criado a primeira webcomic do meu blog de quadrinhos já alguns dias após ter terminado de ler os livros", diz.
Entre suas principais influências, Gus Morais cita quadrinistas brasileiros e estrangeiros: "Os que mais me influenciaram quando comecei a lidar com quadrinhos e publicar webcomics foram Adrian Tomine, David Lapham, Joe Sacco, Chris Ware e Mutarelli. Tenho caminhado recentemente para formatos menores e consequentemente acabei me envolvendo mais com autores do universo das tiras: gosto muito do trabalho de André Dahmer, Rafael Sica e Kioskerman". Fora dos quadrinhos, Lygia Fagundes Telles e Italo Calvino são alguns de seus preferidos.
"Bytes de Memória" será publicada a cada duas semanas, revezando com a tira "Joy of Tech", dos canadenses Nitrozac e Snaggy. Sairá tanto na versão impressa do "Tec" quanto na Folha.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário