A produtora japonesa de jogos para redes sociais Gree quer conquistar de 500 milhões a 1 bilhão de usuários no mundo, rivalizando com o Facebook, afirmou o fundador e executivo-chefe da companhia nesta quarta-feira.
A Gree pagou US$ 104 milhões neste ano pela plataforma norte-americana de jogos em aparelhos móveis OpenFeint, que possui 90 milhões de usuários no mundo e ganha mais 2,8 a cada segundo.
"Nossa meta é ter de 500 milhões a 1 bilhão de usuários, embora não tenhamos um prazo ou um rol de países definido", disse Yoshikazu Takana. "Dizem que o Facebook possui 700 milhões de usuários, e também pretendemos ter isso."
A Gree compete com a DeNA no mercado de jogos sociais móveis, que cresceu rapidamente com a popularização de sofisticados recursos para celulares no Japão, e as duas estão concorrendo para exportar seu altamente lucrativo modelo de negócio, baseado em microtransações internas aos jogos.
Mas alguns analistas dizem que elas podem enfrentar uma difícil transição para a era dos smartphones, com a Apple restringindo a integração de aplicativos sociais e de jogos no iPhone e o crescimento de aplicativos gratuitos em aparelhos baseados no sistema operacional do Google, o Android.
Nessa semana, o Google anunciou seu próprio concorrente do Facebook, o Google+.
Alguns membros do setor demonstraram surpresa pelo alto preço pago pela OpenFeint, que causou uma perda líquida de US$ 6,6 milhões nas vendas do ano fiscal de 2010, de acordo com comunicado da Gree.
Tanaka disse estar confiante de que pode fazer o negócio dar lucro, embora não tenha especificado o momento, dizendo que isso depende de quanto a Gree decidir investir.
No ano fiscal até junho de 2010, a Gree obteve lucro operacional de ¥ 19,6 bilhões (cerca de US$ 242 milhões) sobre vendas de ¥ 35,2 bilhões. A empresa espera aumentar os ganhos operacionais para entre ¥ 27 bilhões e ¥ 30 bilhões no ano financeiro que se encerra na quinta-feira (30).
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