A Presidência da República reconheceu ter sofrido uma tentativa de ataque de hackers na madrugada desta quarta-feira.
Em nota oficial divulgada hoje, a Secretaria de Imprensa da Presidência disse que o Serpro (Serviço de Processamento de Dados) detectou um ataque de robôs eletrônicos entre 0h30 e 3h aos sites da Presidência da República, Portal Brasil e Receita Federal.
O Serpro diz que o ataque foi contido e que as informações destes sites estão preservadas. Os sites ficaram indisponíveis por cerca de uma hora.
ATAQUE
No início desta madrugada, um grupo de hackers chamado LulzSecBrazil afirmou ter tirado do ar os sites da Presidência da República e do governo federal.
O anúncio da ação foi divulgado pelo próprio grupo em seu perfil no Twitter. Por volta das 2h o acesso a ambos os sites era instável.
O LulzSec, grupo internacional de hackers ativistas que atacou uma longa lista de sites governamentais e corporativos nos últimos meses, comemorou a ação dos parceiros brasileiros em sua conta no Twitter. "Nossa unidade brasileira está fazendo progresso. Bom trabalho @LulzSecBrazil, irmãos!".
Entre suas ações mais recentes, o LulzSec é apontado como responsável por invadir o site do Senado dos Estados Unidos e tirar do ar temporariamente o site público da CIA.
A palavra "Lulz" deriva da expressão "laugh out loud", ou "rindo alto".
Em um comunicado recente, o grupo convocou seus seguidores a invadir e causar dano a sites governamentais. "A maior prioridade é roubar e vazar quaisquer informações classificadas como governamentais, inclusive trocas de e-mails e documentos. Os maiores alvos são bancos e outros estabelecimentos de alto nível."
Nenhum comentário:
Postar um comentário