O iPhone, da Apple, comemora nesta quarta-feira quatro anos desde o lançamento de sua primeira versão.
À primeira vista pode não haver motivos para comemorar "tamanha" longevidade, mas segundo os especialistas de mercado, a Apple tem muitas razões para celebrar a começar pelo fato de ter conseguido criar um aparelho capaz de resistir a sucessivas atualizações.
Até hoje foram quatro versões (iPhone original, 3G, 3GS e 4) e a companhia caminha para seu quinto modelo. Ao contrário de outras fabricantes, que até tentaram pegar carona nas boas vendas dos modelos anteriores --como a Nokia que tentou reencarnar o sucesso do N95 e não conseguiu--, a Apple não só conseguiu manter o apelo como bate recorde de vendas a cada edição.
Lançado em junho do ano passado, o iPhone 4 é o que mais vendeu na história da Apple. Hoje, junto com o iPad, o aparelho já responde por mais de 60% das receitas da Apple, segundo dados do primeiro trimestre, ultrapassando a marca de US$ 25 bilhões.
Desde a primeira versão, mais de 90 milhões celulares da Apple foram vendidos no mundo, segundo estimativas de mercado.
A primeira geração do iPhone foi anunciada em 29 de junho de 2007. A Apple já anunciava o iPhone, então considerado um aparelho revolucionário, sem botões e tendo como grande charme a tela sensível ao toque, o que foi copiado para boa parte das concorrentes.
A capacidade era limitada, apenas 4 GB de armazenamento e preço de US$ 500, mas mesmo assim os "Applemaníacos" fizeram fila para comprar o telefone. Dois meses depois, a empresa anunciou sua segunda versão, com o dobro da capacidade e US$ 100 mais barato, o que fez a companhia dar bônus para os compradores do primeiro aparelho.
A grande revolução do iPhone veio no ano seguinte, com o lançamento da App Store. A loja de aplicativos tornou o aparelho ainda mais atrativo e hoje, smartphones sem aplicativos têm poucas chances de ganhar espaço no mercado.
Há a expectativa que uma nova versão, o iPhone 5 ou mesmo o iPhone 4 S, chegue ao mercado já neste ano, com capacidade de processamento e tela de melhor qualidade.
Atualmente o iOS, sistema operacional da Apple para o iPhone, tem 18,2% em participação de mercado, segundo a consultoria IDC.
O desafio da Apple, para os próximos anos, será manter essa fatia de mercado. Segundo a empresa de pesquisas, o Windows Phone, da Microsoft, e o Android, devem crescer para 20,3% e 43,8% respectivamente até 2015. Até lá, segundo os analistas de mercado, a mensagem principal continua sendo: parabéns ao iPhone.
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