A fabricante finlandesa de celulares Nokia está reformulando seus negócios a fim de fortalecer a oferta de serviços baseados em localização, à medida que tenta ganhar rentabilidade e competir efetivamente contra rivais como a Apple.
A Nokia afirmou nesta quarta-feira que iria incorporar a Navteq, divisão independente especializada em mapeamento digital, ao seu negócio mais amplo de serviços.
A publicidade ligada a mapas, essencial para a lucratividade dos serviços de navegação por satélite, está começando a decolar e o mercado deve crescer para mais de US$ 6,2 bilhões em 2015, segundo a Pyramid Research.
"É para onde o mundo está indo, olhe para o Foursquare", disse Hannu Rauhala, analista do Pohjola Bank, referindo-se ao popular serviço que permite a usuários mostrarem aos amigos onde estão.
"É lógico e faz sentido que eles unam a unidade da Navteq a um outro negócio de serviços baseados em localização", disse Rauhala.
O presidente-executivo da Nokia, Stephen Elop, também nomeou Michael Halbherr, executivo que entrou para a Nokia em 2006, para liderar a nova unidade de negócios de localização.
Halbherr foi a mente por trás da compra por US$ 8,1 bilhões em 2008 da Navteq, a maior fabricante mundial de mapas digitais, representando a maior aquisição feita Nokia.
Elop viu os preços das ações da companhia caírem bruscamente nos últimos meses à medida que investidores questionaram a probabilidade de sucesso de seu plano para usar o software da Microsoft em seus smartphones.
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