quarta-feira, 22 de junho de 2011

Hackers anunciam suposto ataque a sites da Presidência e do governo federal

Um grupo de hackers chamado LulzSecBrazil afirmou ter tirado do ar no início da madrugada desta quarta-feira os sites da Presidência da República e do governo federal.

O anúncio da ação foi divulgado pelo próprio grupo em seu perfil no Twitter. Por volta das 2h o acesso a ambos os sites era instável.
 O LulzSec, grupo internacional de hackers ativistas que atacou uma longa lista de sites governamentais e corporativos nos últimos meses, comemorou a ação dos parceiros brasileiros em sua conta no Twitter. "Nossa unidade brasileira está fazendo progresso. Bom trabalho @LulzSecBrazil, irmãos!".


Entre suas ações mais recentes, o LulzSec é apontado como responsável por invadir o site do Senado dos Estados Unidos e tirar do ar temporariamente o site público da CIA.
A palavra "Lulz" deriva da expressão "laugh out loud", ou "rindo alto".
Em um comunicado recente, o grupo convocou seus seguidores a invadir e causar dano a sites governamentais. "A maior prioridade é roubar e vazar quaisquer informações classificadas como governamentais, inclusive trocas de e-mails e documentos. Os maiores alvos são bancos e outros estabelecimentos de alto nível."
NOTA
Em nota oficial divulgada na manhã desta quarta-feira (22), a Secretaria de Imprensa da Presidência da República disse que o Serpro (Serviço de Processamento de Dados) bloqueou uma tentativa de ataque nesta madrugada aos sites da Presidência da República, Portal Brasil e Receita Federal.
Leia a íntegra da nota abaixo:
O Serpro (Serviço de Processamento de Dados) detectou nesta madrugada, entre 0h30 e 3h, uma tentativa de ataque de robôs eletrônicos aos sites Presidência da República; Portal Brasil e Receita Federal. O sistema de segurança do Serpro, onde estes portais estão hospedados, bloqueou todas as ação dos hackers, o que levou ao congestionamento das redes, deixando os sites indisponíveis durante cerca de uma hora.
O Serpro informa que o ataque foi contido e os dados e informações destes sites estão absolutamente preservados.

Nenhum comentário: