quarta-feira, 2 de março de 2011

Apple lança iPad 2 com duas câmeras e mais fino

entro das expectativas do mercado, a Apple lançou oficialmente o iPad 2 na tarde desta quarta-feira (2), trazendo ao palco de San Francisco o executivo-chefe da companhia, Steve Jobs, atualmente afastado por motivos de saúde.
O aparelho traz melhorias no hardware: tem 8,8 mm (é mais fino do que o iPhone 4), possui câmeras frontal e traseira, além de chip de dois núcleos A5, cuja velocidade é duas vezes maior que o anterior, além de ser nove vezes mais rápido no desempenho gráfico. O iPad 2 pesa pouco mais de 500 g e terá o novo sistema operacional iOS 4.3.

O novo tablet também terá capacidade de exibição de vídeos em alta definição (1080p). Para ter isso no dispositivo, o usuário deve adquirir um acessório para adaptar o iPad 2 no padrão HDMI.
Quem esperava uma resolução de tela melhor, no entanto, se decepcionou: 1.024 x 768 pixels, a mesma do modelo antecessor. A possível melhoria era uma das apostas do mercado, paralelamente ao lançamento da Retina Display, função que melhora olimpicamente a resolução do iPhone 4.
Já há especificações sobre o produto na loja virtual da Apple, cujo endereço é www.apple.com/ipad. O lançamento ocorre no dia 11 de março, nos Estados Unidos.
Os preços se mantêm os mesmos que o do modelo antecessor: de US$ 499 a US$ 829, dependendo do modelo optado (se com 3G e/ou Wi-Fi e da capacidade de armazenamento, que varia entre 8 Gbytes e 64 Gbytes). O iPad 2 está disponível nas cores branca e preta.
Jobs estava magro, abatido e com voz fraca. Ainda assim, conduziu a apresentação da companhia por mais de 40 minutos.

A companhia também apresentou novas capas em cinco novas cores para iPad. Em plástico poliuretano ou em couro, elas variam entre US$ 39 e US$ 69.
ALFINETADAS
Tão clássico quanto o jeans, tênis e a camisa preta com gola rulê, Jobs não pôde deixar de achincalhar a concorrência --corroborando as farpas com números.
Segundo ele, 65 mil aplicativos foram desenvolvidos para o iPad --o Android, sistema operacional do Google para tablets PC, tem quase cem.
De abril a dezembro de 2010, a Apple vendeu 15 milhões de iPads --uma receita de US$ 9,5 bilhões. "Mais do que qualquer tablet PC jamais vendeu", ironizou, afirmando ainda que a companhia detém mais de 90% do mercado de tablets.
E continuou --dessa vez, pondo em dúvida especificamente o primeiro concorrente direto do iPad, o Samsung Galaxy Tab, cujas vendas teriam chegado a 2 milhões.
Como não poderia deixar de ser, a companhia apelou para o marketing de sentimentalismo, já tradicional nas propagandas da Apple.
Durante um vídeo institucional, demonstrou que o iPad ajudou escolas, hospitais --e crianças com autismo, a partir do depoimento de uma mãe emocionada. No mês passado, a companhia revelou por intermédio de um relatório que ao menos 91 crianças foram encontradas trabalhando em fábricas de fornecedores.

Nenhum comentário: