Embora o mercado de celulares inteligentes não demonstre sinais de
desaceleração, os fabricantes terão de batalhar para manter seus
compradores, considerando que os proprietários de smartphones demonstram
baixa fidelidade às marcas que possuem atualmente, segundo pesquisa da
GfK.
A pesquisa, divulgada nesta segunda-feira, apontou que 56% dos
proprietários de smartphones nos principais mercados mundiais mantêm as
opções em aberto quanto ao próximo modelo a ser adquirido, sendo que
apenas a Apple detém nível significativo de fidelidade.
Com recursos como Wi-Fi, GPS e câmeras de alta resolução bastante comuns
atualmente, os proprietários de celulares com acesso à Internet estão
cada vez mais atentos a serviços que melhorem o desempenho de seus
aparelhos, muitas vezes por meio de lojas de aplicativos.
"A fidelidade a uma marca de celular é mais complicada hoje porque as
pessoas estão em busca de experiências de alto nível", disse Ryan
Garner, principal analista da pesquisa.
"Se um celular não fizer o que diz que fará, ou o que o dono espera que ele faça, o fabricante perderá credibilidade."
A pesquisa constatou que apenas 25% dos proprietários de smartphones
planejavam se manter fieis ao sistema operacional usado em seus
aparelhos. A fidelidade é mais elevada entre os usuários da Apple, com
59%, e mais baixa entre os usuários do software da Microsoft, com 21%.
Entre os usuários do BlackBerry, da Research in Motion, 35% declararam
que se manteriam fieis. A fidelidade era de 28% entre os usuários de
celulares equipados com o Android, do Google, e de 24% entre os usuários
do Symbian, da Nokia.
A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, está reformulando sua
estratégia de software, sob o comando do novo presidente-executivo,
Stephen Elop, e deve lançar duas plataformas este ano.
A GfK realizou a pesquisa com 2.653 usuários de celulares no Brasil,
Alemanha, Espanha, Reino Unido, Estados Unidos e China, entre outubro e
novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário