quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Blogueiro egípcio preso por suas opiniões diz que detenção foi "experiência cruel"

O blogueiro egípcio recentemente solto da prisão, Abdel Kareem Nabil, disse nesta quarta-feira (24) que a reclusão foi uma "experiência cruel", mas suas visões continuam as mesmas.

Nabil, conhecido pelo seu nome de blog Kareem Amer, foi preso em março de 2006 e condenado por insultar o Islã e o presidente em seu blog. Ele passou quatro anos na prisão e foi solto em 16 de novembro.
Os Estados Unidos consideraram a condenação um "passo para trás para os direitos humanos".
Segundo ele, nos anos recluso ele apanhou, tomou tapas no rosto, foi privado de visitas e insultado por policiais.
"Um policial estava me espancando e tentou me forçar a sorrir enquanto me filmava com o seu celular", ele disse. Nabil também diz ter perdido um dente ao ser atacado por outro preso, que estaria trabalhando como um informante da polícia.
O blogueiro passou dez dias a mais na prisão do que estava previsto. Segundo ele, antes de poder ir ele foi vendado e ameaçado por policiais que ameaçaram levá-lo de volta a prisão, caso não mudasse de opinião.
Agora com 26 anos, Nabil pretende continuar estudando e escrevendo. "Se eu pudesse voltar no tempo, eu não mudaria nada. Não tenho arrependimentos."

Nenhum comentário: