Mickey Mouse é, talvez, o desenho mais famoso do mundo. Sucesso no 
cinema, o ratinho nunca conseguiu o mesmo nível de excelência nos jogos.
 Para Warren Spector, mago dos games, criador da série de jogos "Deus 
Ex", isso está prestes a mudar. Ele é a mente por trás de "Epic Mickey",
 que chega às lojas de todo o mundo hoje.
Em "Epic Mickey", exclusivo para Wii, o jogador assume Mickey Mouse em 
uma missão especial: salvar os personagens antigos e esquecidos da 
Disney contra as vilanias de Mancha Negra, o chefão da "Wasteland", 
terra de ninguém nos cartuns. No caminho, além de personagens como a 
vaca Ortensia e Bafo de Onça, Mickey reencontrará seu irmão, Oswald, o 
Coelho Sortudo.
Leia abaixo entrevista exclusiva com Warren Spector, criador de "Epic Mickey".
FOLHA - "Epic Mickey" era conhecido como o "Projeto de Game Supersecreto de Warren Spector". Por quê?
WARREN SPECTOR - Bem, era só um desejo de criar um game que as 
pessoas falariam sem parar sobre ele. A Disney pediu para manter segredo
 sobre o jogo até que tivéssemos alguma coisa para mostrar.
Qual o enredo do jogo?
Eu sou terrível em resumir as coisas, mas vou tentar (risos). 
Basicamente, Mickey Mouse está preso em um mundo ao qual ele não 
pertence: o mundo de personagens da Disney sombrios e rejeitados há mais
 de 80 anos, a "Wasteland" (terra de ninguém, em inglês). Ele foi parar 
lá por causa de um inimigo, o Mancha Negra. Ele tem que explorar o mundo
 e tentar escapar de lá. Ele descobre que muitos de seus amigos antigos 
estão lá e, por algum motivo misterioso, ele faz alguma coisa que torna a
 vida de todos pior. Então, pensa: "Não posso simplesmente ir embora, 
tenho que resolver as coisas." Ao tentar fazer isso, descobre algo ainda
 mais importante, que ele tem um irmão, Oswald, o Coelho Sortudo. Ele 
tem que salvar esse irmão, que tem muita raiva do Mickey por ter roubado
 a "luz" que deveria ter sido dele. Oswald deveria ter sido o cartum 
mais famoso do mundo, e não Mickey. No fim da história, é claro, Mickey é
 o herói e salva o mundo. A pergunta é: como ele fez isso? A resposta 
está nas mãos de cada jogador.
É um jogo sombrio?
No design, é um pouco. Um dos objetivos principais de "Epic Mickey" era 
fazer de Mickey Mouse um herói dos games, no mesmo nível de, por 
exemplo, Mario e Sonic. Para ser um herói, você precisa ter algo 
desafiador e importante para lutar. Não há nada de heroico em passear 
com um cachorro, a não ser que seja o meu, que é louco (risos). Você 
precisa de um grande problema e, neste caso, é um mundo que foi 
esquecido, totalmente sombrio. Uma das coisas que definem o caráter do 
Mickey ao longo dos anos é que ele é superentusiasmado e age antes de 
pensar. No jogo, Mickey causa todo o problema em Wasteland, então ele 
tem que resolver o problema nesse mundo sombrio. Mas como teríamos luz 
sem a escuridão, alegria sem tristeza?
Os fãs ficarão surpresos com o Mickey que eles encontrarão no jogo?
É sempre bom que eles fiquem surpresos, pois oferece aos jogadores algo 
novo. Mas também espero que eles sintam uma familiaridade e se sintam 
confortáveis jogando. Mickey é um dos ícones mais reconhecíveis do 
mundo, então você tem de ser fiel ao que o manteve interessante e 
relevante pelos últimos 82 anos. Quero que os jogadores se reconectem ao
 Mickey de uma maneira nova.
Com quais personagens antigos os jogadores vão cruzar?
A ideia de um mundo de personagens esquecidos veio da própria Disney, e 
eu fiquei muito empolgado com isso. Eu adoro a história dos quadrinhos, 
minha tese de mestrado foi sobre isso. Se o primeiro objetivo é tornar 
Mickey um herói, o segundo é levar Oswald de volta ao mundo das estrelas
 dos cartuns. Disney retomou os direitos de um personagem que tinha 
perdido em 1928 e, para mim, reintroduzi-lo ao mundo foi uma honra. Esse
 é o primeiro personagem esquecido que vamos trazer de volta, mas tem 
muitos outros, como Horácio e Ortensia, alguns projetos descartados para
 personagens de "Peter Pan", e os Gremlins. Também haverá referência à 
"Fantasia".
O jogador pode escolher o personagem?
Não, apenas o Mickey. É um jogo "single player", quero que o foco seja 
em Mickey Mouse. A inovação não está nas opções de jogadores múltiplos, 
mas na mecânica das pinturas que permite que o jogador avance.
Os gráficos são modernos ou têm uma pegada "vintage"?
Antes de mais nada, gostaria de dizer que estou muito orgulhoso do 
resultado final do jogo. Muitos diretores de arte da Disney participaram
 desse jogo. O jogo é todo em 3D, então o desenho todo foi muito 
desafiador. Quando você viaja de uma parte para outra de Wasteland, há 
plataformas 2D também, que foram diretamente influenciadas pelos 
desenhos antigos do Mickey e Oswald. E uma grande parte da narrativa do 
jogo é contada de forma conceitual, com imagens muito claras e escuras. 
São quatro conceitos muito diferentes, mas, sinceramente, gostaria que 
parecesse um filme da Disney. É mais vintage do que moderno, mas o jogo é
 uma homenagem à história da Disney, então não quero deturpá-la.
Quantas pessoas trabalharam na concepção do jogo? Quanto tempo demorou para ficar pronto?
No total, cerca de 280 pessoas. Tive minha primeira conversa com a 
Disney em setembro de 2005. No começo, o jogo seria desenvolvido para 
X-Box e Playstation 3. Em 2008, decidimos que seria exclusivo para Wii.
Por que decidiram fazer o jogo apenas para Wii?
Os jogadores devem estar envolvido com um ambiente divertido, então 
colocamos um pincel nas mãos deles. Em 2008, a única plataforma 
disponível com as funções mecânicas que gostaríamos era o Wii. Outro 
objetivo era quebrar o estigma de fazer jogos apenas para homens entre 
18 e 30 anos de idade. Eu não tenho a menor ideia de como cativar 
crianças sem perder os jogadores mais velhos, e Playstation 3 e X-Box 
têm um público-alvo muito específico. Wii é de oito a 80 anos.
Então não é um jogo apenas para crianças?
Não! Se isso acontecer, ficarei muito decepcionado. Queria fazer um jogo
 que tivesse um apelo tão abrangente quanto um filme da Pixar ou alguns 
dos melhores filmes da Disney. Ninguém diria que "Toy Story 3" é um 
filme apenas para crianças. E eu acredito nesse poder para os jogos 
também.
É verdade que "Epic Mickey" será uma trilogia?
Eu sempre penso em projetos dessa forma, mas isso não significa que 
faremos outro jogo. É só o jeito que minha mente funciona: histórias que
 não acabam.
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário