Smartphones da marca BlackBerry são sempre exceções nas regras das
operadoras de celular. Em todas as maiores do país (Claro, Oi, TIM e
Vivo) os aparelhos da canadense RIM têm planos de dados especiais,
divididos por categorias.
Em vez de pacotes por bits transferidos ou tempo de conexão, os dois
métodos mais comuns, os planos para BlackBerry são separados por perfis:
um para quem usa mais e-mails; outro para quem acessa mais redes
sociais, por exemplo.
"O BlackBerry é diferente porque tem que passar pela rede da RIM, tem
algumas restrições de uso da internet. Para um usuário pesado de
internet, não recomendamos o BlackBerry, porque ele tem limitações.
Alguns conteúdos não passam pela rede da RIM, no Canadá, e acabam sendo
cobrados fora do pacote, como se fosse um Mbyte avulso" explica Roberto
Guezburger, diretor de segmentos da Oi.
"Para quem usa muito e-mail, mensagens e redes sociais, ele é a melhor
solução, até pela proteção de dados pessoais que oferece. Ele não inclui
alguns tipos de acesso a determinados sites", completa Roberto. Um
exemplo é o YouTube, quase nunca incluído nos planos para BlackBerry.
APLICATIVOS
Outra diferença no universo BlackBerry: a RIM também não considera que
os aplicativos para smartphones sejam essenciais quando se fala de
internet móvel -ao contrário de seus rivais iPhone e celulares com
Android, que investem pesado em aplicativos.
"Você não precisa transformar a web num aplicativo. Eu não preciso de um
aplicativo do YouTube para ir até o YouTube", disse Jim Balsillie,
executivo-chefe da RIM, na Web 2.0 Conference, que aconteceu em San
Francisco no último dia 16.
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