O "Financial Times" deseja continuar vendendo assinaturas para sua
versão digital diretamente aos leitores, em lugar de entregar o controle
sobre a obtenção de novos clientes que assinem via Apple iPad, disse o
diretor executivo do site FT.com.
O jornal, parte do grupo Pearson, oferece opção de acesso aos seus
produtos digitais como parte de um pacote com assinaturas do jornal, mas
a Apple começou a insistir que os grupos editorais utilizem a App Store
para seu relacionamento com os assinantes.
O tablet de grande sucesso da Apple se tornou um grande veículo para
atrair assinantes ao site, graças à sua tela grande e nítida, à
possibilidade de recursos interativos e à base afluente de consumidores
que o adquirem.
Mas o FT atribui grande valor a um relacionamento direto com os
clientes, o que lhe permite personalizar publicidade e produtos para sua
audiência, e vem resistindo aos esforços da Apple para canalizar o
processo de assinatura via App Store.
"Não queremos perder nosso relacionamento direto com os assinantes. Esse
é o cerne de nosso modelo de negócios", disse Rob Grinshaw em
entrevista à Reuters na segunda-feira.
Ele afirmou que estava esperançoso de um resultado positivo das
negociações com a Apple, mas acrescentou que "se acontecer de um ou
outro canal não se combinar bem ao nosso modo de fazer negócios, existem
muitos outros canais disponíveis para nós".
Grinshaw acrescentou que "nosso relacionamento com a Apple é ótimo".
Como o "Wall Street Journal", controlado pela News Corp de Rupert
Murdoch, o FT conseguiu convencer muitos de seus leitores a pagar para
ler sua versão digital.
O número total de assinantes pagos da publicação subiu a 590 mil devido à FT.com, ante os 440 mil leitores do jornal em papel.
Veículos noticiosos menos especializados, como o "Times" de Londres,
também da News Corp, e o New York Times, também estão adotando modelos
de acesso fechado para conseguir que os leitores de suas versões online
paguem, em experiências acompanhadas com grande interesse pelo restante
do setor.
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