sábado, 30 de outubro de 2010

Vandalismo na Wikipédia leva a bloqueio de artigos

No começo de outubro, os artigos em português dos presidenciáveis Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) na Wikipédia (pt.wikipedia.org), a enciclopédia colaborativa on-line, tiveram a edição restrita por administradores do site --normalmente, qualquer um pode editar.
Ambos os artigos estão enquadrados como "semiprotegidos" e apenas usuários registrados há quatro dias e que já tenham feito dez edições podem realizar novas alterações. O motivo: vandalismo excessivo.
O artigo de Dilma Rousseff foi protegido no dia 5, após a candidata ser taxada de "traficante", entre outras edições --a restrição expira em 5 de novembro. Já a página de José Serra teve o nome trocado para "José Pedágio" antes de sofrer a moderação, em 4 de outubro. Até a conclusão desta edição, o verbete continuava moderado.
Esses não são casos isolados. "Geralmente, nas épocas de eleições, partidários acessam a Wikipédia para promover o seu candidato ou mesmo difamar os opositores", afirma Richard Melo, relações públicas da Wikipédia lusófona.
Melo ressalta que o vandalismo não se limita aos artigos de política: "Em finais de campeonatos de futebol, os artigos dos clubes participantes e dos campeonatos sofrem mais vandalismos por parte de torcedores, sejam rivais achincalhando a equipe, sejam torcedores do próprio clube".
Tais edições agressivas revelam um recurso pouco conhecido da Wikipédia: o histórico de alterações dos artigos. Qualquer pessoa pode, em tese, editar artigos, porém o portal deixa registrada cada mudança em uma aba chamada Histórico, presente em todos os verbetes.
Quem participa sem cadastro (que é gratuito) é identificado pelo seu número de IP --algo como o RG de cada computador na rede--, facilitando o rastreamento.
A função de histórico tem interface pouco amigável, mas pode trazer à luz informações importantes. Há ferramentas avançadas, não ligadas à Wikipédia, que ajudam nessa pesquisa, como a WikiScanner (wikiscanner.virgil.gr). Foi com ela que a revista "Wired" revelou, em 2007, alterações feitas pela CIA e por outras instituições e empresas, visando à autopromoção.
Embora a colaboração na Wikipédia seja aberta aos anônimos, decisões maiores, como a proteção e a eliminação de artigos e bloqueio de usuários, estão sujeitas a políticas internas intrincadas, com votações e eleições.
Não é estranho um site que se intitula "livre" ter verbetes protegidos? "Sim, é um paradoxo", responde Fernando Souza, relações públicas da Wikipédia lusófona. "No entanto, como enciclopédia, mesmo on-line e sujeita a mudanças e edições constantes, a Wikipédia precisa se restringir a um nível enciclopédico", diz.
No caso dos artigos de Serra e Dilma, "havia infâmias e as edições feriam princípios de imparcialidade. Nesses casos, o mais aconselhável é criar um blog a respeito, pois essas edições não compactuam com os objetivos da Wikipédia", afirma Souza.

Nenhum comentário: