quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Google lança navegação GPS e pesquisa de voz para celular no Brasil

iPhones e smartphones brasileiros com sistema operacional de código aberto Android, do Google, terão acesso a dois novos aplicativos a partir desta sexta-feira (28).
A partir do portal mobile do Google, cujo endereço é mobile.google.com.br, usuários poderão baixar tanto o sistema de reconhecimento de voz (para fazer buscas, mandar mensagens e converter a voz em texto) quanto o sistema de voz para navegação em mapas GPS, que é interligado ao Google Maps.
Enquanto o primeiro está disponível para Android 2.1 e iPhone, é possível baixar o último apenas para Android, a partir da versão 1.6.
O Google também informou que a versão 2.2 --última do sistema operacional para smartphones-- estará disponível no Brasil até o final deste ano.
'O Android é extremamente estratégico para nós no Brasil. Trazer aplicativos como esse é muito importante para o Google', disse Alexandre Hohagen, diretor-geral do Google no Brasil, em evento ocorrido hoje em São Paulo.
O Google informou que há cerca de 1,5 milhão de ativações semanais de Android para uma loja com mais de 100 mil aplicativos. São 95 aparelhos compatíveis com sistema operacional Android em 49 países, por meio de 59 operadoras, com mais de 180 mil desenvolvedores que colaboram na construção e aperfeiçoamento do sistema operacional.
PESQUISA DE VOZ
O usuário pode 'interagir' com o smartphone a partir do aplicativo de pesquisa de voz, falando os termos de busca desejados. Também é possível converter unidades, buscar notícias e encontrar bares e restaurantes.
'É uma das tecnologias mais complexas do Google', declarou Hugo Barra, diretor mundial para dispositivos de voz do Google. Segundo ele, 25% das buscas feitas nos Estados Unidos vêm para o Google por meio de voz.
Em testes demonstrados no evento hoje, o sistema operou de modo correto, até em buscas cujos termos eram mais complexos.
NAVEGAÇÃO EM MAPAS POR GPS
O sistema utiliza mapeamento por satélite GPS para cálculo de rotas, com base no Google Maps. De acordo com o Google, não é necessário saber o endereço --o sistema comunga com as buscas do Google na internet, ou seja, caso o usuário digite as iniciais do nome do negócio ou local, o sistema localiza o endereço intuitivamente.
É possível fazer buscas por voz (mesmo com buscas tidas como ambíguas ou mais complexas, como 'museus com obras de Portinari em São Paulo') e analisar as condições de tráfego na cidade de forma simultânea, além de acessar a rota por intermédio do Street View.
Há otimização de rotas a partir da digitação de uma palavra-chave ('posto de gasolina', por exemplo), dentre outras funções.
'São mais de 100 milhões de usuários no sistema Google Maps, apenas para celular', informou Barra.

Nenhum comentário: