A Apple afirmou que havia elevado seu quadro de funcionários em mais de
um terço, ante o ano passado, e alertou uma vez mais que antecipa queda
em sua margem bruta de lucro nos próximos trimestres.
A Apple informou que tinha 46,6 mil funcionários em tempo integral no
trimestre encerrado em 25 de setembro, ante 34,3 mil um ano antes e 32
mil em 2008.
A maior parte da alta aconteceu no segmento de varejo, no qual a empresa
no momento tem 26,5 mil trabalhadores, 10 mil a mais que em 2009. A
Apple opera 317 lojas, ante 273 um ano antes.
Os detalhes eram parte de documentos encaminhados à Securities and
Exchange Commission (reguladora do mercado de capitais e Bolsa dos
Estados Unidos) dos Estados Unidos na quarta-feira.
A empresa também reiterou que sua margem bruta deve cair nos próximos
trimestres, com a venda de uma gama mais ampla de produtos, como o iPad,
por exemplo.
A Apple registrou margem de 39,4% em seu ano fiscal de 2010, ante 40,1% em 2009.
A empresa lançou o iPad em abril e estabeleceu um preço agressivo, para
tentar aproveitar a vantagem de chegar primeiro ao mercado dos
computadores tablet.
Os analistas antecipam que a margem da Apple deve cair à medida que o
iPad passa a responder por porcentagem mais alta de sua receita geral. O
iPhone vinha elevando a lucratividade da empresa desde seu lançamento,
em 2007.
Nos documentos, a Apple informou que "antecipa que sua margem bruta caia
em períodos futuros, ante o nível atingido durante 2010".
"A queda esperada deve-se em larga medida a uma linha mais ampla de
produtos novos e inovadores... e a possíveis futuros aumentos nos preços
dos componentes, entre outros custos".
A empresa havia feito comentários semelhantes na documentação encaminhada às autoridades regulatórias no ano passado.
A Apple prevê margem de 36% para o trimestre que se encerra em dezembro.
A empresa declarou na documentação que antecipa investimentos da ordem
de US$ 4 bilhões em seu ano fiscal de 2011, incluindo US$ 600 milhões
nas instalações de suas lojas.
A empresa planeja abrir de 40 a 50 novas lojas no ano que vem, mais de metade delas fora dos Estados Unidos.
O investimento da Apple foi de US$ 2,6 bilhões em 2010, o que inclui US$ 404 milhões para as lojas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário