Para a LG Electronics, os celulares inteligentes não foram tão inteligentes.
O prejuízo operacional recorde que a empresa sul-coreana registrou em
seu mais recente trimestre demonstra que ela enfrentará uma batalha
árdua para reverter os problemas de suas operações de celulares,
aumentando a pressão sobre seu novo presidente-executivo.
Assim como a Nokia, líder no mercado de celulares, a LG vem sendo
derrotada no disputado --mas lucrativo-- segmento de celulares
inteligentes pela Apple e pela segunda colocada no setor, a rival
Samsung Electronics.
A intensificação na concorrência de preços entre fabricantes de TVs de
telas planas, a exemplo da Sony e Panasonic, no período que antecede o
Natal, também prejudica a LG, a segunda maior marca mundial de
televisores.
'Creio que o mais sério problema da estratégia da LG para os smartphones
foi ter avaliado o mercado erroneamente e reagido tarde demais. Mas
como está investindo consideravelmente em pesquisa e desenvolvimento
nessa área, a LG provavelmente conseguirá recuperar seu atraso no
negócio', disse Nam Dae-jong, analista da SK Securities.
Os resultados foram os primeiros anunciados desde que Koo Bon-joon,
membro da família fundadora da LG, assumiu a presidência executiva da
principal unidade do grupo, este mês, com a missão de reverter a
situação na deficitária divisão de celulares e restaurar o crescimento
das vendas.
Koo substituiu os executivos que comandavam as problemáticas divisões de
celulares e televisores, e impôs a regra de que todas as reuniões
internas devem começar com os presentes gritando o lema 'vamos garantir o
primeiro lugar!'.
A empresa registrou prejuízo operacional recorde de 185 bilhões de wons
(164 milhões de dólares) no terceiro trimestre, ante 851 bilhões de wons
de lucro no mesmo período em 2009.
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