Após um tempo de parceria, Zuckerberg decidiu que não precisava mais do amigo, segundo o autor. Saverin levou a briga à Justiça.
No livro, o brasileiro é retratado como ingênuo, porém correto, ético e compreensivo com seu amigo desajeitado e estranho. Zuckerberg não é nenhum vilão, mas, pelos relatos, parece um completo desajeitado social, sem expressividade e noção para os negócios.
Em entrevista exclusiva à Folha, Mezrich fala da reação do Facebook ao livro, traça um perfil dos protagonistas da trama e conta sobre sua participação no filme inspirado em seu livro.
Veja trechos da entrevista.
*
Folha - Como foi escrever esse livro sobre o Facebook?
Ben Mezrich - Esse projeto começou com um e-mail que recebi de um aluno de Harvard. Ele me disse que tinha uma grande ideia para uma história: um amigo dele tinha sido um dos cofundadores do Facebook e tinha sido chutado da empresa. Eu me encontrei com eles e percebi que havia esse maravilhoso drama no centro de uma das mais importantes inovações da história recente. O Eduardo Saverin foi minha primeira fonte, e continuei cavando. Levei cerca de um ano para escrever o livro e falei com todos que consegui. Passei boa parte desse tempo tentando falar com Mark Zuckerberg, mas ele se recusou.
Conte-nos um pouco do conflito que ocorreu durante a criação do Facebook.
Houve muito conflito, muito drama. Originalmente, eram dois melhores amigos que eram desajeitados socialmente e que queriam ser "cool". Mark era um hacker genial, e Eduardo tinha jeito para negócios, e foi ele quem entrou com o dinheiro inicialmente.
Mas, antes disso, tudo começou com uma pegadinha de faculdade: em uma noite, Mark invadiu os computadores de Harvard, pegou fotos de todas as garotas do campus e fez um site onde as pessoas poderiam votar na garota mais bonita.
A brincadeira ficou pública e Mark quase foi expulso da faculdade. Uma ou duas semanas depois, ele veio com a ideia do Facebook. Dois outros garotos, os irmãos gêmeos Winklevoss o haviam contratado para fazer uma ideia de site que tinham. No final, os irmãos processaram Mark, dizendo que ele lhes roubou a ideia.
Por que o título "Bilionários Acidentais"?
Saverin e Zuckerberg eram bastante ingênuos. Eram apenas dois garotos bobos de faculdade e Mark nunca se importou com dinheiro. Então, quando o Facebook se tornou gigante, ele se tornou um bilionário praticamente por acidente.
O que você conseguiu aprender sobre Mark Zuckerberg?
Mark é um cara muito estranho e introvertido. E ele quer dominar o mundo. Ele é um gênio e criou uma empresa maravilhosa.
Como acha que o gênio se adaptou a vida de bilionário?
Mark ainda vive como um garoto de faculdade. Ele não se importa com dinheiro, não o gasta loucamente ou dirige Ferraris. Ele ainda tem a mesma namorada com quem está há anos. Ele é totalmente voltado para o trabalho.
Qual foi a reação do Facebook ao seu livro?
O Facebook não gosta do meu livro. Mark se recusou a falar comigo. Ele estava com medo da história que eu estava contando e não queria que soubessem da versão do Eduardo.
O que você aprendeu sobre Saverin nas entrevistas?
Eu passei muito tempo com o Eduardo. Sou o único que já falou com ele. Eu gosto do Eduardo, mas ele foi ingênuo. Errou e acabou com raiva e se sentindo traído.
Por que acha que Saverin foi tirado do Facebook?
Mark sentiu que não precisava mais dele, que ele não fazia nada pelo Facebook.
Sobre o filme. Você esteve envolvido na produção?
Sim, estive nos sets de filmagem e passei um bom tempo com o Aaron Sorkin, enquanto ele escrevia o roteiro. Fincher [David, o diretor] é um gênio e acho que vai ser maravilhoso.
*
CONHEÇA BEN MEZRICH E SEU LIVRO
AUTOR norte-americano, formado pela Universidade de Harvard
JÁ PUBLICOU 11 livros
ESCREVE "livros sobre jovens gênios que fazem dinheiro testando limites do impossível, da ética e da moralidade", segundo seu site pessoal
UM SUCESSO de sua autoria foi "Quebrando a banca", que conta a história de seis estudantes do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) que utilizavam cálculo estatístico para faturar milhões de dólares jogando 21 em Las Vegas
SITE OFICIAL benmezrich.com
"THE ACCIDENTAL BILLIONAIRES: THE FOUNDING OF FACEBOOK: A TALE OF SEX, MONEY, GENIUS AND BETRAYAL"
EDITORA Anchor (272 págs.)
ONDE amzn.to/bilionacid
QUANTO US$ 10,85 (sem as taxas de entrega)
FONTES: benmezrich.com, Wikipédia e Amazon.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário