quinta-feira, 29 de julho de 2010

Pesquisador publica dados de mais de 100 milhões de usuários do Facebook


Um pesquisador em segurança dos Estados Unidos divulgou um arquivo cujo conteúdo engloba nomes, endereços de perfil e números únicos de identificação de mais de 100 milhões de usuários do Facebook.
As informações são do blog Bits, do jornal "The New York Times" de quarta-feira (29). Segundo o site de economia da CNN, foram dados de em torno de 170 milhões de usuários.
Segundo o diário, os dados foram extraídos por meio de um diretório público do Facebook, cuja função é possibilitar a criação de listas de usuários que compartilharam algum tipo de informação do perfil com qualquer um na internet.
Os dados foram coletados e publicados no BitTorrent, e têm 2,8 Gbytes de tamanho.
O arquivo também inclui os códigos de programação usados pelo pesquisador em segurança Ron Bowes, da empresa Skull Security.
Em comunicado, o Facebook disse que o nome daqueles usuários na lista não representam uma ameaça para os que se sentem confortáveis em compartilhar informações.
"Pessoas que usam o Facebook têm o direito de compartilhar apenas o que elas querem, com quem elas querem, e quando elas quiserem. Nossa responsabilidade é respeitar suas vontades. Nesse caso, a informação que as pessoas concordaram em tornar pública foi coletada por um único pesquisador", afirma a nota.
O "NYT" diz ainda que, em um post no blog da companhia, Bowes disse que decidiu compilar a lista de informações de usuários e compartilhá-la on-line a fim de mostrar que há um "problema de privacidade assustador" que envolve uma maneira de compartilhar informações com o resto da internet por intermédio do Facebook.
Até o fechamento da reportagem, o site da companhia estava fora do ar. O motivo que levou o especialista em segurança a compartilhar os dados não está claro.

Nenhum comentário: