quarta-feira, 28 de julho de 2010

Microsoft Brasil lança Office 2010 no país; pacote básico custa R$ 199

A Microsoft Brasil apresentou o novo Office 2010, já disponível para venda no país em três pacotes distintos, em entrevista coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (28). Além disso, a companhia confirmou a versão on-line de seus softwares, que será disponibilizada gratuitamente até o fim do ano.
O primeiro deles, o Office Home & Student, recomendada para usuários domésticos, inclui os softwares Word, Excel, PowerPoint e OneNote (espécie de caderno de anotações virtual). Três licenças do pacote são vendidas por R$ 199.
A versão Home & Business, voltada para pequenas empresas e profissionais liberais, adiciona o Microsoft Outlook ao conjunto, com duas licenças vendidas por R$ 499.
Por fim, duas licenças da versão Professional, que inclui o Access e o Publisher, são vendidas a R$ 1.399.
Uma novidade é o Microsoft Office Starter, incluído em computadores novos fabricados pelas empresas parceiras --Dell, HP, Itautec, Positivo, Megaware e Semp Toshiba.
O Starter contém versões de Word e Excel, com funcionalidades restritas. Nele, não é possível, por exemplo, a criação de macros.
O Microsoft Office Starter não tem prazo de expiração e traz uma barra lateral com publicidade em seus programas. Os donos dessa versão podem adquirir a licença e atualizá-la para um dos pacotes comerciais do Office 2010 --há uma opção para isso nos menus.
Usuários com versão 2007 do Office ativada entre 5 de março e 30 de setembro de 2010 poderão atualizá-la gratuitamente, mantendo o mesmo pacote adquirido na versão anterior.
MUDANÇAS
A interface do Office 2010 é mais amigável que a da versão anterior, mas manteve elementos práticos adicionados por ela. O botão no canto superior esquerdo da janela, utilizado para acessar os menus, foi eliminado.
Uma das grandes novidades do novo Office é a edição de fotos e vídeos, destaque do novo PowerPoint (mas também presente nos outros softwares do pacote).
É possível modificar aspectos como brilho e cor, com auxílio de visualização instantânea da nova imagem antes da confirmação da alteração. Isso reduz a frequência de uso da ferramenta "desfazer", uma das mais utilizadas pelos usuários.
O Powerpoint também permite edição de gráficos e tabelas trazidos do Excel.
O Excel 2010 traz a função Sparkline, que permite a criação de gráficos como parte de uma única célula. Isso faz com que, além de textos e números, os gráficos, possam, também, integrar uma tabela.
A grande alteração do novo Word é a prometida compatibilidade com a reforma ortográfica.
O usuário pode configurar o corretor ortográfico para as opções de grafia pré-reforma, pós-reforma ou deixar que ele considere ambas corretas.
É possível, também, converter textos em tabelas e utilizar a ferramenta SmartArt para transformar textos digitados em outros formatos, como fluxogramas.
A empresa falou, também, sobre o esperado anúncio do Microsoft Web Apps, a versão on-line do Office, já disponível nos Estados Unidos para os donos de uma conta no Windows Live.
"Essa versão representa a entrada definitiva da empresa na nuvem", afirmou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.
Os programas que permitem compartilhamento na nuvem são Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Não há a opção de sincronização diretamente entre as versões caseira e on-line, sendo necessário salvar o documento novamente para torná-lo disponível na web.
De acordo com Eduardo Campos de Oliveira, gerente de marketing e negócios da Microsoft Brasil, a configuração mínima para o Office 2007 mantém-se para a versão 2010.
"As referências que podem ser usadas são as máquinas que rodam o Windows 7. Todas são totalmente compatíveis com o novo Office. Mas mesmo as mais antigas não apresentam grandes alterações", diz ele.

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