A Microsoft Brasil apresentou o novo Office 2010, já disponível para
venda no país em três pacotes distintos, em entrevista coletiva de
imprensa realizada nesta quarta-feira (28). Além disso, a companhia
confirmou a versão on-line de seus softwares, que será disponibilizada
gratuitamente até o fim do ano.
O primeiro deles, o Office Home & Student, recomendada para usuários
domésticos, inclui os softwares Word, Excel, PowerPoint e OneNote
(espécie de caderno de anotações virtual). Três licenças do pacote são
vendidas por R$ 199.
A versão Home & Business, voltada para pequenas empresas e
profissionais liberais, adiciona o Microsoft Outlook ao conjunto, com
duas licenças vendidas por R$ 499.
Por fim, duas licenças da versão Professional, que inclui o Access e o Publisher, são vendidas a R$ 1.399.
Uma novidade é o Microsoft Office Starter, incluído em computadores
novos fabricados pelas empresas parceiras --Dell, HP, Itautec, Positivo,
Megaware e Semp Toshiba.
O Starter contém versões de Word e Excel, com funcionalidades restritas. Nele, não é possível, por exemplo, a criação de macros.
O Microsoft Office Starter não tem prazo de expiração e traz uma barra
lateral com publicidade em seus programas. Os donos dessa versão podem
adquirir a licença e atualizá-la para um dos pacotes comerciais do
Office 2010 --há uma opção para isso nos menus.
Usuários com versão 2007 do Office ativada entre 5 de março e 30 de
setembro de 2010 poderão atualizá-la gratuitamente, mantendo o mesmo
pacote adquirido na versão anterior.
MUDANÇAS
A interface do Office 2010 é mais amigável que a da versão anterior, mas
manteve elementos práticos adicionados por ela. O botão no canto
superior esquerdo da janela, utilizado para acessar os menus, foi
eliminado.
Uma das grandes novidades do novo Office é a edição de fotos e vídeos,
destaque do novo PowerPoint (mas também presente nos outros softwares do
pacote).
É possível modificar aspectos como brilho e cor, com auxílio de
visualização instantânea da nova imagem antes da confirmação da
alteração. Isso reduz a frequência de uso da ferramenta "desfazer", uma
das mais utilizadas pelos usuários.
O Powerpoint também permite edição de gráficos e tabelas trazidos do Excel.
O Excel 2010 traz a função Sparkline, que permite a criação de gráficos
como parte de uma única célula. Isso faz com que, além de textos e
números, os gráficos, possam, também, integrar uma tabela.
A grande alteração do novo Word é a prometida compatibilidade com a reforma ortográfica.
O usuário pode configurar o corretor ortográfico para as opções de
grafia pré-reforma, pós-reforma ou deixar que ele considere ambas
corretas.
É possível, também, converter textos em tabelas e utilizar a ferramenta
SmartArt para transformar textos digitados em outros formatos, como
fluxogramas.
A empresa falou, também, sobre o esperado anúncio do Microsoft Web Apps,
a versão on-line do Office, já disponível nos Estados Unidos para os
donos de uma conta no Windows Live.
"Essa versão representa a entrada definitiva da empresa na nuvem", afirmou Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil.
Os programas que permitem compartilhamento na nuvem são Word, Excel,
PowerPoint e OneNote. Não há a opção de sincronização diretamente entre
as versões caseira e on-line, sendo necessário salvar o documento
novamente para torná-lo disponível na web.
De acordo com Eduardo Campos de Oliveira, gerente de marketing e
negócios da Microsoft Brasil, a configuração mínima para o Office 2007
mantém-se para a versão 2010.
"As referências que podem ser usadas são as máquinas que rodam o Windows
7. Todas são totalmente compatíveis com o novo Office. Mas mesmo as
mais antigas não apresentam grandes alterações", diz ele.
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