sexta-feira, 30 de julho de 2010

Empresas de tecnologia dominam lista das marcas mais valiosas; Apple lidera

A Apple é a marca mais valiosa do mundo, segundo o levantamento "The World's Most Valuable Brands" feito pela revista americana "Forbes". A empresa de Steve Jobs, que nos últimos 12 meses registrou lucro de US$ 12 bilhões, apareceu no topo da lista com um valor de marca equivalente a US$ 57,4 bilhões.
A lista mostra como as empresas de tecnologia ganham espaço no mundo das gigantes globais. Quatro dos cinco primeiros nomes têm atuação no ramo da tecnologia. Esse setor também representa 30% das 50 das marcas mundiais mais valiosas.

A Microsoft figura o segundo lugar do ranking, com um valor da marca em US$ 56,6 bilhões. A Coca-Cola, na terceira posição, é a única não tecnológica entre as cinco maiores. A revista aponta o valor da marca de bebidas em US$ 55,4 bilhões. Em seguida aparecem a IBM, com a marca valendo US$ 43 bilhões, e a Google, com US$ 39,7 bilhões de valor de marca.
Para chegar aos nomes da lista, a revista "Forbes" busca as 100 líderes por segmento de indústria e faz um cálculo, em parceria com uma agência de comunicação, com base em critérios como receita média dos últimos três anos ponderada por fatores como peso das marcas em cada setor.
A revista aponta que a crise afetou as companhias em 2009, mas que algumas delas foram prejudicadas pelos próprios erros. Como exemplo, ela cita o caso da Toyota, 11º colocada na lista, com a marca avaliada em US$ 24,1 bilhões. O recall de cerca de 10 milhões de veículos levou a uma queda de 20% na percepção de qualidade dos clientes, um dos principais motes da companhia em peças publicitárias.
Goldman Sachs e Marlboro são os exemplos inversos da Toyota. As duas empresas conseguiram se manter líderes na áreas de atuação apesar das turbulências enfrentadas. A marca de cigarros, oitava posição valor de marca de US$ 29,1 bilhões, se mantém firme apesar das ações judiciais para restringir as ações de marketing. Já o banco de investimento apresentou valor de US$ 9,5 bilhões e a 45º posição na lista a despeito das acusações de estimular os riscos que levaram à crise.
MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO:
1º -- Apple (US$ 57,4 bilhões)
2º -- Microsoft (US$ 56,6 bilhões)
3º -- Coca-Cola (US$ 55,4 bilhões)
4º -- IBM (US$ 43 bilhões)
5º -- Google (US$ 39,7 bilhões)
6º -- McDonalds (US$ 35,9 blhões)
7º -- General Eletric (US$ 33,7 bilhões)
8º -- Marlboro (US$ 29,1 bilhões)
9º -- Intel (US$ 28,6 bilhões)
10º -- Nokia (US$ 27,4 bilhões)
11º -- Toyota (US$ 24,1 bilhões)
12º -- Cisco (US$ 23,9 bilhões)
13º -- Vodafone (US$ 23,5 bilhões)
14º -- HP (US$ 23,4 bilhões)
15º -- AT&T (US$ 22 bilhões)
16º -- BMW (US$ 19,9 bilhões)
17º -- Oracle (US$ 19,8 bilhões)
18º -- Louis Vitton (US$ 19 bilhões)
19º -- Mercedes (US$ 18,8 bilhões)
20º -- Disney (US$ 18,5 bilhões)

Nenhum comentário: