A Apple é a marca mais valiosa do mundo, segundo o levantamento "The
World's Most Valuable Brands" feito pela revista americana "Forbes". A
empresa de Steve Jobs, que nos últimos 12 meses registrou lucro de US$
12 bilhões, apareceu no topo da lista com um valor de marca equivalente a
US$ 57,4 bilhões.
A lista mostra como as empresas de tecnologia ganham espaço no mundo das
gigantes globais. Quatro dos cinco primeiros nomes têm atuação no ramo
da tecnologia. Esse setor também representa 30% das 50 das marcas
mundiais mais valiosas.
A Microsoft figura o segundo lugar do ranking, com um valor da marca em
US$ 56,6 bilhões. A Coca-Cola, na terceira posição, é a única não
tecnológica entre as cinco maiores. A revista aponta o valor da marca de
bebidas em US$ 55,4 bilhões. Em seguida aparecem a IBM, com a marca
valendo US$ 43 bilhões, e a Google, com US$ 39,7 bilhões de valor de
marca.
Para chegar aos nomes da lista, a revista "Forbes" busca as 100 líderes
por segmento de indústria e faz um cálculo, em parceria com uma agência
de comunicação, com base em critérios como receita média dos últimos
três anos ponderada por fatores como peso das marcas em cada setor.
A revista aponta que a crise afetou as companhias em 2009, mas que
algumas delas foram prejudicadas pelos próprios erros. Como exemplo, ela
cita o caso da Toyota, 11º colocada na lista, com a marca avaliada em
US$ 24,1 bilhões. O recall de cerca de 10 milhões de veículos levou a
uma queda de 20% na percepção de qualidade dos clientes, um dos
principais motes da companhia em peças publicitárias.
Goldman Sachs e Marlboro são os exemplos inversos da Toyota. As duas
empresas conseguiram se manter líderes na áreas de atuação apesar das
turbulências enfrentadas. A marca de cigarros, oitava posição valor de
marca de US$ 29,1 bilhões, se mantém firme apesar das ações judiciais
para restringir as ações de marketing. Já o banco de investimento
apresentou valor de US$ 9,5 bilhões e a 45º posição na lista a despeito
das acusações de estimular os riscos que levaram à crise.
MARCAS MAIS VALIOSAS DO MUNDO:
1º -- Apple (US$ 57,4 bilhões)
2º -- Microsoft (US$ 56,6 bilhões)
3º -- Coca-Cola (US$ 55,4 bilhões)
4º -- IBM (US$ 43 bilhões)
5º -- Google (US$ 39,7 bilhões)
6º -- McDonalds (US$ 35,9 blhões)
7º -- General Eletric (US$ 33,7 bilhões)
8º -- Marlboro (US$ 29,1 bilhões)
9º -- Intel (US$ 28,6 bilhões)
10º -- Nokia (US$ 27,4 bilhões)
11º -- Toyota (US$ 24,1 bilhões)
12º -- Cisco (US$ 23,9 bilhões)
13º -- Vodafone (US$ 23,5 bilhões)
14º -- HP (US$ 23,4 bilhões)
15º -- AT&T (US$ 22 bilhões)
16º -- BMW (US$ 19,9 bilhões)
17º -- Oracle (US$ 19,8 bilhões)
18º -- Louis Vitton (US$ 19 bilhões)
19º -- Mercedes (US$ 18,8 bilhões)
20º -- Disney (US$ 18,5 bilhões)
Nenhum comentário:
Postar um comentário