Um nerd quase socialmente inapto de Harvard se torna dono de um império
nas redes sociais. No caminho para o estrelato, cria inimigos e dizem
engendra traições. As aventuras do dono do Facebook, Mark Zuckerberg,
26 anos e bilhões de dólares, tinham mesmo de virar filme.
Trata-se de "A Rede Social", que chega ao Brasil em dezembro e traz o
slogan "você não chega a 500 milhões de amigos sem fazer alguns
inimigos". O filme é baseado no livro "Accidental Billionaires"
(Bilionários Acidentais, em tradução livre), de Ben Mezrich, lançado nos
Estados Unidos em 2009.
Mezrich teve como uma de suas principais fontes o brasileiro Eduardo
Saverin, que se diz traído pelo hoje magnata. Os dois foram colegas em
Harvard e, juntos, fundaram o Facebook. Saverin entrou com o dinheiro e o
tino com os negócios; Mark, com o seu conhecimento de computadores.
O Facebook cresceu assustadoramente --o site deve anunciar nesta semana
que chegou ao meio bilhão de usuários. Mas surgiram desavenças.
Zuckerberg foi colocando Saverin para fora da jogada, segundo o livro. A
briga foi parar na justiça.
O brasileiro não foi o único inimigo feito por Zuckerberg. Antes de
lançar o Facebook, ele havia sido contratado por dois irmãos de Harvard,
os gêmeos Winklevoss, para colocar em prática uma ideia de rede social,
que colocaria a vida social de Harvard on-line.
Zuckerberg não apenas não fez o trabalho, como lançou o Facebook, algo
extremamente parecido com a ideia dos gêmeos, segundo eles. Os
Winklevoss apelaram para a Justiça, e Mark chegou a ser condenado a lhes
pagar US$ 65 milhões.
Apesar disso, o dono do Facebook não leva jeito para vilão --pelo menos,
no livro em que se baseia o filme. Ele é retratado como um excêntrico,
desajeitado, sem tato social e que quer ser aceito. Não por acaso, a
música que embala o trailer de "A Rede Social" é "Creep", do Radiohead.
"Eu queria era ser especial", diz a letra.
O livro de Mezrich não foi bem aceito pelo Facebook. Ao contrário de "O
Efeito Facebook", de David Kirkpatrick, que chega a comparar Zuckerberg a
Che Guevara.
No Brasil, menos de 2% da população usa a rede, mas o crescimento parece
estar acelerado, segundo o Inside
Facebook. Talvez por isso o site ainda seja difícil para alguns.
FILME
O pôster e o trailer de "A Rede Social" podem ser vistos no site oficial do filme. Mais
informações sobre os atores que participam estão no site IMDB.
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