Quatro em cada cinco usuários do Facebook jamais adquiriram um produto
ou serviço como resultado de anúncios ou comentários encontrados no site
de redes sociais, mostrou uma pesquisa Reuters/Ipsos.
A pesquisa on-line também revelou que 34% dos usuários do Facebook
consultados dedicam menos tempo ao site agora do que há seis meses,
enquanto apenas 20% ampliaram seu tempo de uso.
As conclusões exaltam as preocupações dos investidores sobre a
capacidade de faturamento do Facebook, o que resultou em queda de 29%
nas ações da companhia desde a estreia na bolsa, no mês passado,
reduzindo o valor de mercado da empresa em cerca de US$ 30 bilhões, para
US$ 74 bilhões.
Cerca de 44% dos respondentes afirmaram que a estreia das ações da
empresa no mercado, vista como problemática por investidores, os tornou
menos favoráveis ao Facebook. Em entrevistas conduzidas entre 31 de maio
e 4 de junho, 21% dos 1.032 norte-americanos participantes disseram não
ter uma conta no Facebook.
Os 900 milhões de usuários da rede social fazem do Facebook um dos mais
populares sites da internet, desafiando companhias estabelecidas no
setor como Google e Yahoo!.
Nem todo mundo está convencido de que a companhia conseguiu descobrir
como traduzir sua popularidade em um modelo de negócios que justifique
sua generosa avaliação de mercado.
Embora a pesquisa não tenha considerado de que maneira outras formas de
publicidade afetam o comportamento de compras, um estudo conduzido em
fevereiro pelo grupo de pesquisa eMarketer sugeriu que o Facebook tem
desempenho pior do que e-mails ou marketing via mala direta no que tange
a influenciar as decisões de compra dos consumidores.
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