sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Google negocia lançar serviço para competir com Amazon


O Google está considerando lançar um serviço para ajudar os consumidores a fazer compras on-line com entrega de um dia, na tentativa de frear a perda de tráfego de internautas para o site da Amazon, publicou o "Wall Street Journal".
O Google está negociando com grandes varejistas e companhias de logística, entre eles Macy's, Gap e OfficeMax, disse o jornal, citando fontes familiarizadas com o assunto.
O Google não comentou o assunto e a Amazon não retornou ligações. Uma porta-voz da Gap não quis se pronunciar, e os representantes de Macy's e OfficeMax não estavam disponíveis imediatamente para falar.
Cerca de 40% da receita do Google vêm de fontes de varejo, de acordo o presidente-executivo da companhia de comércio eletrônico ChannelAdvisor, Scot Wingo.
O serviço Amazon Prime --que oferece envio gratuito de produtos em dois dias nos Estados Unidos por US$ 79 dólares por ano-- tem feito tanto sucesso nos últimos anos que começou a ameaçar a receita do Google vinda do varejo, disse Wingo.
"Quando um consumidor se junta à Amazon Prime, as buscas dele por produtos no Google caem abruptamente", disse Wingo, que possui ações do Google e da Amazon.
"Como usuário Prime, eu somente busco por produtos no Google ou em outros canais se não puder encontrá-los na Amazon", acrescentou. "A Amazon tem o melhor mecanismo de busca por produtos do mundo. Isso é 40% da Internet que o Google não pode bancar perder."
O plano do Google para pouco antes da venda direta aos consumidores, publicou o jornal, citando uma fonte próxima do assunto. Em vez disso, o Google quer trabalhar com os sites dos varejistas, combinando um recurso existente de busca que direciona os compradores a esses sites com um novo serviço de entrega que a empresa pretende criar e supervisionar, segundo o jornal.
Esse novo recurso é projetado para determinar se uma loja física próxima do consumidor tem o produto que ele quer em estoque. Com isso, o Google poderia então oferecer ao consumidor uma opção para receber a encomenda num prazo de um dia ou dois, mediante o pagamento de uma taxa, afirma o jornal.
O Google planeja testar o serviço na região da baía de San Francisco. A iniciativa pode envolver também a UPS, segundo o diário.

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