quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

HTC testa novos modelos após derrota para a Apple em processo

A HTC começou a testar novos modelos de celulares que evitam o uso da tecnologia mencionada em um processo de patentes vencido pela Apple, e o executivo-chefe da HTC mostrou otimismo quanto à capacidade da companhia de superar as condições desafiantes do mercado.
Na sede da empresa em Taiwan, na quarta-feira (21), em companhia do vice-presidente sênior da divisão móvel do Google, Andy Rubin, o executivo-chefe Peter Chou disse que a empresa trabalharia com o Google para se proteger contra métodos "desleais" de bloqueio à inovação.
"Essa indústria não deveria permitir que uma companhia utilizasse uma poderosa arma para deter outras inovações e ficar com todo o mercado. Não é justo", disse Chou, recusando dar detalhes sobre como a empresa pretende se proteger.
TC Sensation, smartphone com Android
O processo de patentes entre a HTC e a Apple foi acompanhado atentamente como uma referência para a disputa maior entre os sistemas operacionais Google Android e Apple iOS. Os celulares com Android são mais vendidos que os modelos da Apple na região Ásia-Pacífico.
O tribunal concluiu que a HTC havia violado uma das quatro patentes contestadas pelo Google, e isso deixa o caminho aberto para que os dois lados mantenham sua disputa nos tribunais.
Rubin declarou aos jornalistas que imaginava que isso aconteceria.
"Foi apenas o começo. A situação se resolverá ao longo dos próximos dois anos", afirmou, acrescentando estar otimista quanto a uma futura "paz das patentes".
As ações da HTC subiram nesta quarta-feira para o máximo permitido para um segundo pregão, beneficiadas pelo alívio quanto aos efeitos relativamente modestos da decisão judicial sobre a empresa e pela recuperação nas ações de primeira linha depois que o governo de Taiwan autorizou um fundo estatal a intervir para reanimar o mercado.
A companhia fechou em alta de 6,93%, cotada a 509 dólares de Taiwan, ante alta geral de 4,56% para o mercado.

Nenhum comentário: