O principal serviço chinês de buscas on-line, o Baidu, ofereceu um
vislumbre de seu novo sistema operacional para aparelhos móveis, ao
passo que lançou uma nova plataforma para aplicativos nesta sexta-feira
(2), com o objetivo de reforçar sua presença no mercado de internet
móvel cada vez mais concorrido.
A plataforma, chamada Baidu Yi, permitirá que desenvolvedores
independentes criem aplicativos como jogos, mapas e outras ferramentas,
que poderão ser distribuídos de modo semelhante ao praticado na loja de
aplicativos da Apple.
O Baidu Yi tem por modelo o sistema operacional para celulares Android, do Google, e será lançado em breve em novos aparelhos.
A companhia também mostrou sua nova home page, que acrescenta quatro recursos, entre os quais funções de rede social.
Mas o presidente-executivo do Baidu, Robin Li, afirmou que a nova home
page poderia ter impacto negativo sobre a receita, ao requerer que os
usuários criem contas no Baidu, o que pode reduzir o tráfego no site. A
nova página, com mais links e conteúdo, também pode demorar mais a ser
carregada.
"Não sabemos até que ponto o impacto será negativo", disse Li em entrevista ao portal de SohuIT.
"Não importa quão grande a perde possa ser, isso representa o futuro do
setor. Se não o fizermos, outros o farão; se não o fizermos agora
podemos nos ver forçados a fazê-lo no futuro; ao invés de esperar para
agirmos pressionados, preferimos tomar a iniciativa".
No momento, o Baidu conta com 200 milhões de usuários registrados, disse Li.
O serviço reforçou significativamente o seu domínio sobre o mercado
chinês de buscas desde que o Google saiu do país --em função de um
incidente notório no ano passado, mencionando preocupações quanto à
censura e ataques de hackers-- e hoje conta com participação de 80%.
As ações do Baidu, cotadas na Nasdaq, se valorizaram em quase 50% neste
ano, o que atribui à companhia valor de mercado de cerca de US$ 50
bilhões.
O grupo também vem se diversificando agressivamente para o comércio
eletrônico, vídeos on-line e serviços de viagem na internet, para
reforçar o crescimento e manter a competitividade.
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