A Dell está formando uma parceria com o Baidu, maior serviço de buscas
da China, para desenvolver tablets e celulares voltados ao mercado
chinês, atualmente dominado por Apple e Lenovo.
A China é um dos mercados de mais rápido crescimento para tablets e
possui mais de 900 milhões de assinantes de telefonia móvel. Na visão de
analistas, a parceria pode ser o caminho para que a Dell reanime sua
estagnada divisão de celulares.
"Suspeito que seja só uma tentativa desesperada da Dell, que enfrenta
muitos problemas nos segmentos de celulares e tablets, de obter qualquer
forma que puder de publicidade a fim de tornar seus produtos mais
atraentes," disse Michael Clendenin, diretor-executivo da consultoria de
tecnologia RedTech Advisors.
"Acredito que a China continua sob o domínio da Apple, continua a ser um mercado controlado pelo iPad e iPhone," acrescentou.
A Baidu é uma das marcas chinesas mais conhecidas e um tablet ou celular
com seu nome poderia servir para aproveitar esse reconhecimento em todo
o país, segundo analistas.
A Dell se recusou a oferecer um cronograma para o lançamento de
aparelhos, mas a imprensa local informou nesta terça-feira, citando
fontes não identificadas, que eles podem chegar já em novembro.
"Temos uma parceria com a Baidu e vocês sabem que teremos o tablet
Streak 5, portanto, a parceria ocorrerá nesse espaço," disse uma
porta-voz da Dell à Reuters, acrescentando que as empresas estavam
cooperando quanto a celulares.
O tablet Streak 5, da Dell, é equipado com o sistema operacional Android
e conta com tela de cinco polegadas, cujas vendas foram suspensas nos
Estados Unidos um mês atrás.
A parceria com a Dell destaca os esforços da Baidu para ampliar sua
oferta de produtos e tirar vantagem da participação de quase 80% que a
empresa detém no mercado de buscas chinês, o maior do mundo.
"Todas as marcas de computadores estão tentando se diferenciar no
mercado móvel, e o acordo da Dell com a Baidu pode garantir vantagens no
mercado chinês," disse Hanna Chang, analista da SinoPac Securities, em
Taiwan.
Em 2009, a Dell anunciou que entraria no mercado de smartphones na China e que, em seguida, lançaria seus produtos no Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário