Os cortes de custos estão ajudando a Sony a cumprir sua meta de lucros
para o ano fiscal em curso, mas os investidores dizem que mais
inspiração e um produto de sucesso são necessários para restaurar o
crescimento da empresa que um dia foi símbolo do poderio japonês na alta
tecnologia.
A Sony reportou queda de 5,9% em seu lucro operacional, para 137,5
bilhões de ienes (US$ 1,68 bilhão) no período entre outubro e dezembro.
O lucro da Sony caiu no quarto trimestre de 2010 devido à feroz
concorrência no mercado de televisores, enquanto a rival Sharp, cujo
foco é o mercado japonês, viu alta de lucro de quase 10%, devido à
corrida dos consumidores japoneses para adquirir televisores antes que
se encerrasse um programa de incentivo do governo.
Os investidores gostam da abordagem adotada por Howard Stringer, o
presidente-executivo da Sony, nascido no País de Gales, que demitiu
funcionários e vendeu fábricas a fim de melhorar a margem de lucro,
depois de se tornar o primeiro estrangeiro a assumir o comando da
empresa, em 2005.
Mas concordam em que será necessário mais que um enxugamento para ajudar
a empresa a recuperar seu atraso diante de rivais que incluem a Apple,
Nintendo e Samsung Electronics.
"A Sony ainda nem desenvolveu um tablet próprio, e já está com um ano de
atraso com relação à Apple", disse Koichi Ogawa, diretor geral de
carteira da Daiwa SB Investment, em Tóquio. "Não é uma empresa que tenha
os atrativos de uma companhia poderosa e inovadora."
Na recente Consumer Electronics Show, em Las Vegas, a Sony anunciou que
planejava se tornar a segunda maior fabricante mundial de computadores
tablet, dentro de um ano, mas ainda não revelou um produto para esse
crescente mercado.
Desde que Stringer assumiu, em 2005, o preço das ações da empresa caiu
em um quarto e a Sony não conseguiu repetir seus sucessos passados com
produtos como o Walkman e o console de videogame PlayStation.
Os resultados foram anunciados uma semana depois que a companhia revelou
um novo aparelho portátil de videogame, o NGP (Next Generation
Portable), cujo objetivo é concorrer com o Nintendo DS e bloquear a
competição do Apple iPhone.
Nenhum comentário:
Postar um comentário