quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Lucro da Lenovo cresce 25% no quarto trimestre

O grupo Lenovo superou as estimativas e anunciou nesta quinta-feira alta de 25% no lucro referente ao terceiro trimestre fiscal, o melhor resultado apurado pela empresa em mais de dois anos. Entretanto, a desaceleração em seu mercado doméstico, a China, pode prejudicar o desempenho deste ano.
A Lenovo reportou lucro líquido de US$ 99,6 milhões no quarto trimestre, ante US$ 79,5 milhões um ano antes, superando a previsão de US$ 86,2 milhões segundo pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S com sete analistas.
A margem de lucro operacional subiu para 2,2%, ante 1,9% no trimestre anterior.
A incerteza econômica em mercados desenvolvidos como os Estados Unidos e a Europa também pode ofuscar os benefícios que a empresa vem obtendo com o avanço da moeda chinesa e a redução do preço de seus componentes.
"O crescimento da China no mercado de computadores mostra sinais de desaceleração agora," disse Jenny Lai, diretora de pesquisa do HSBC em Taiwan. "O Lenovo tem forte exposição à China, e isso significa que provavelmente será afetado por qualquer desaceleração no país, e com isso provavelmente terá de transferir seu foco para outros mercados."
O lançamento do iPad, da Apple, ajudou a desenvolver o mercado de computadores tablet, com dezenas de modelos dotados de tela de toque chegando às lojas este ano, o que deve reduzir ainda mais a demanda por computadores convencionais. Assim como outros fabricantes de computadores, a Lenovo deve começar a vender seu tablet LePad na China neste trimestre e nos demais mercados até junho.
Os embarques de tablets devem aumentar em cerca de 200% este ano, para 55 milhões de unidades, ante apenas 16% de avanço, para pouco mais de 400 milhões de unidades, do mercado de computadores convencionais, de acordo com o grupo de pesquisa Gartner.

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