O Brasil é um dos dez países que mais acessam redes sociais, de acordo
com pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em parceria com a
Worldwide Independent Network of Market Research (WIN).
Os resultados mostram que 87% dos internautas brasileiros acessam redes
sociais, com tendência de crescimento, já que 20% da população pretende
entrar no mundo das redes sociais num futuro próximo.
Os dados atuais colocam o país em décimo lugar entre os usuários de
sites como Orkut, You Tube, MSN, Twitter, Facebook, ou Linked In.
A Índia lidera este ranking dos que mais acessam (100% dos internautas
indianos visitam redes sociais), seguida por Sérvia, Coreia do Sul,
Rússia, Espanha, China, Turquia, Romênia e Itália.
Os internautas brasileiros acessam redes sociais principalmente por
razões pessoais (83%), mas há também parcela significativa, de 33% dos
usuários de internet, que acessa estas redes para uso profissional.
Em ambos os casos os índices brasileiros estão acima da média mundial:
75% de acesso por razões pessoais e 25% por razões profissionais. As
principais atividades desenvolvidas nas redes sociais são ver
mensagens/navegar (98%), conversar (76%) e atualizar o próprio perfil
(76%).
DIFERENÇAS
Não há diferenças entre sexos no acesso às redes sociais por razões
pessoais. No entanto, como esperado, as razões profissionais levam os
homens a acessar mais do que as mulheres.
A região Nordeste apresenta um índice de uso pessoal das redes sociais
(90%) maior do que outras regiões como o Sudeste (85%), por exemplo.
Esta diferença se deve ao perfil daqueles que acessam a principal rede, o
Orkut: mulheres, jovens, com menor grau de instrução, de classes CDE e
residentes em municípios menores (com menos de 100 mil habitantes) e
mais distantes (interior e periferias).
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