A empresa norte-americana Apple vendeu mais de 300.000 unidades do iPad, seu novo tablet eletrônico, nos Estados Unidos neste sábado (3), dia do lançamento, anunciou a companhia nesta segunda-feira (5).
A Apple informa em um comunicado que o número inclui as compras feitas com antecedência, as entregas a parceiros de distribuição e as vendas nas lojas da marca.
O site 9to5mac havia divulgado projeções --agora percebidas como superestimadas-- de que as pré-vendas, que começaram em 12 de março, teriam chegado a meio milhão até o dia do lançamento.
O impacto havia sido mesmo grande no primeiro dia das pré-encomendas, com 25 mil por hora, o que teria totalizado então 120.000 iPads, segundo projeção divulgada pelo blog de tecnologia do jornal "Fortune".
De todo modo, a demanda foi tão forte que a empresa teve que adiar a data de entrega dos últimos aparelhos encomendados para 12 de abril.
Aplicativos e livros
A Apple também destacou que os usuários do iPad baixaram mais de um milhão de aplicativos na loja virtual App Store da Apple e mais de 250.000 livros eletrônicos da loja iBookstore da empresa.
"É ótimo ter o iPad lançado ao mundo, vai ser uma mudança de jogo", afirmou o diretor-executivo da Apple, Steve Jobs.
"Os usuários do iPad, na média, baixaram mais de três aplicativos e quase um livro nas primeiras horas depois de iniciar o uso do novo iPad", completou.
Para o ano
Analistas de Wall Street definiram o lançamento do iPad como "sólido", com alguns apontando que as vendas do aparelho chegarão a cerca de 5 milhões de unidades nos primeiros 12 meses.
O analista Mark Moskowitz, do JP Morgan, estima que a Apple venda cerca de 4,8 milhões de unidades nos primeiros 12 meses.
Jeffrey Fidacaro, analista na Susquehanna Financial, elevou suas estimativas de venda de 2,1 milhões para 4,8 milhões de unidades.
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