A Research in Motion, fabricante do smartphone Blackberry, entrou para a lista das cinco maiores fabricantes de celulares do mundo pela primeira vez, ajudada pela crescente demanda por telefones inteligentes.
O mercado global de telefones tem sido dominado por cinco grandes empresas --Nokia, Samsung, LG Electronics, Motorola e Sony Ericsson-- nos últimos cinco anos.
Nos últimos dois anos, a Sony Ericsson e a Motorola têm sofrido para lidar com a queda nas vendas e na participação de mercado e, apesar do crescimento do mercado, ambas apresentaram queda no volume de vendas.
A empresa de pesquisa IDC estima que a RIM tenha distribuído 10,6 milhões de telefones entre janeiro e março, pouco acima dos 10,5 milhões da Sony Ericsson.
A IDC informou que as vendas totais do setor somaram 295 milhões de telefones no período, alta de 21,7% ante um ano antes, e manteve sua previsão de crescimento do mercado em 11% para 2010.
"A entrada da RIM no top cinco destaca a tendência de crescimento sustentável de smartphones que está puxando a recuperação do mercado mundial de celulares", disse o analista da IDC Kevin Restivo, em comunicado.
A Motorola, que era a segunda maior fabricante de celulares há apenas seis anos, vendeu 8,5 milhões de celulares no período, ficando abaixo dos 8,75 milhões da Apple.
A Nokia registrou a venda de 107,8 milhões de unidades no período, enquanto a Samsung vendeu 64,3 milhões e a LG, 27,1 milhões de telefones.
Nenhum comentário:
Postar um comentário