quarta-feira, 28 de abril de 2010

HP diz que comprará Palm por US$ 1,2 bilhão

A HP anunciou que comprará a Palm por US$ 1,2 bilhão. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28).
A transação coloca fim a um período de especulações sobre quem iria adquirir a empresa: HTC e Lenovo surgiram como possíveis candidatos.


A Palm fabrica smartphones que funcionam com o sistema operacional Palm webOS.
O atual executivo-chefe da Palm, Jon Rubinstein, disse que eles estão "animados pelo voto de confiança dado pela HP na liderança da Palm, que trouxe destaques como o Palm webOS e produtos como o Palm Pre". A nota divulgada pela HP diz que é esperado que Rubinstein permaneça na empresa.
"A combinação entre a escala global e a força financeira da HP com o webOS da Palm devem melhorar a capacidade da HP de participar mais agressivamente do mercado dos dispositivos móveis", disse a nota divulgada pela HP.
No blog da Palm, um representante da empresa disse que eles estão "bastante animados e satisfeitos em surpreender o mundo novamente".
Aquisição
O grupo Lenovo emergiu como principal candidato à aquisição da Palm no último sábado, depois que potenciais compradores asiáticos rejeitaram a companhia norte-americana.
Fontes de bancos de investimento disseram ter sido informadas de que o Lenovo está estudando a possibilidade de uma possível oferta pela Palm, mas não ofereceram outros detalhes.
A HTC, quinta maior marca mundial de celulares inteligentes e um dos nomes associados a possíveis ofertas, foi abordada quanto à possibilidade de um lance, mas decidiu rejeitar a oportunidade depois de examinar a contabilidade da Palm, disse uma fonte que tem conhecimento direto da situação.
A Huawei, segunda maior fabricante mundial de equipamentos para telecomunicação sem fio, também recusou fazer uma oferta, disse uma fonte da empresa dias atrás. A ZTE, rival de menor porte também mencionada em reportagens prévias como potencialmente interessada, não foi procurada para a transação.
Representantes da HTC e da Lenovo se recusaram a comentar o assunto, e funcionários da Palm não foram imediatamente localizados.

Nenhum comentário: