O futuro está parecendo mais promissor para quem aspira uma emprego no setor de videogames nos Estados Unidos. Apesar dos salários se manterem relativamente estáveis, o número de vagas está crescendo. A média salarial do setor em 2009 foi de US$ 75,5 mil.
"As contratações subiram, ante o ano passado, mas o mercado continua complicado", disse Marc Mencher, presidente da Gamerecruiters.com. "Infelizmente, temos cerca de 12 mil desempregados no segmento de videogames da América do Norte. Mas com o forte crescimento nos MMO [jogos on-line para grande número de jogadores] e no segmento de jogos sociais, antevemos uma recuperação nas contratações", disse.
Os salários, no entanto, ainda não estão acompanhando essa tendência de alta, enquanto o setor começa a se recuperar depois da queda de 8% nas vendas de videogames nos EUA um ano atrás, em meio à crise financeira mundial.
A nova pesquisa anual sobre salários no setor de videogames da Game Developer Research constatou que o salário anual médio nas grandes empresas de videogames dos Estados Unidos em 2009 foi de US$ 75.573, um declínio de mais de 4% ante os US$ 79 mil de 2008.
"Em termos gerais, os salários do setor de videogames cresceram 24%, ante a média de US$ 60.381 anuais de 2001, o ano em que começamos a estudar o pagamento dos programadores", disse Chris Remo, codiretor da Game Developer Research e editor da Gamasutra.com.
"Em geral, os salários vêm crescendo ou mantendo a estabilidade, ano a ano; as únicas exceções foram o ano passado e o declínio de 1% registrado entre 2005 e 2006", disse.
Depois do salário recorde estabelecido pelo setor de videogames em 2008, o ano passado viu o primeiro caso já registrado de redução significativa na média salarial, já que a confiança dos consumidores estava abalada pela recessão e os empregadores tentaram cortar custos de todas as maneiras.
Apesar da queda, 2009 ainda registra o segundo maior salário anual médio na história do setor.
"Não é incomum que programadores de videogames ganhem de US$ 80 mil a US$ 150 mil anuais", diz o Peter Raad, diretor executivo do Guildhall, um programa de pós-graduação em design de videogames na Southern Methodist University.
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