quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Veja os principais acontecimentos da tecnologia em 2009

Em 2009, Bing e Wave (buscador da Microsoft e comunicador do Google, respectivamente) eram palavras desconhecidas até mesmo para "habitués" do noticiário de tecnologia. Já Twiter, Chrome e Facebook, longe de serem novidades, foram citados muitas vezes no decorrer do ano. Em comum, temos cinco marcas que começam 2010 em alta, com grande exposição.
Por outro lado, nos próximos meses algumas plataformas podem ser sepultadas de vez da rotina da web: caso do Second Life e do MySpace, ambos em declínio.
Relembre abaixo os fatos que marcaram o ano da tecnologia, do afastamento de Steve Jobs às panes da Telefônica, da guerra de direitos autorais na web à chegada do Kindle no Brasil.


9 de dezembro
Brasil atinge o posto de "rei do spam" na internet, responsável por 7,7 trilhões de mensagens de e-mail indesejados até novembro, segundo pesquisa da empresa Cisco. É quase o triplo da produção do país no ano passado.
24 de novembro
O aplicativo Farmville se firma como uma das febres do ano na rede, batendo o popular BuddyPoke. o mecanismo de recompensa rápida do jogo --a fazenda cresce, o fazendeiro ganha moedas-- é um dos motivos pelos quais seus jogadores ficam tão viciados.
18 de novembro
"Call of Duty: Modern Warfare 2" supera o "Grand Theft Auto 4" com venda recorde de US$ 550 milhões nos primeiros cinco dias. No game, o jogador é um soldado de elite caçando alvos em locais que variam da América do Sul ao Afeganistão.
11 de novembro
Líder no mercado global de navegadores, o Internet Explorer, da Microsoft, continua sua trajetória de queda. Microsoft vê (ainda de cima), seus principais concorrentes --Firefox, da Mozilla; Chrome, do Google; Safari, da Apple; e Opera-- ascenderem.


10 de novembro
O magnata Rupert Murdoch, presidente do grupo de mídia News Corporation, informa que planeja em remover o conteúdo de seus jornais da busca do Google. Desta forma, ele tenta promover conteúdo on-line pago.
29 de outubro
O Google lança a nova versão do Orkut, rede social mais utilizada do país. Redesenhada, a plataforma exige mais do navegador de desagrada boa parte dos internautas.
26 de outubro
O Yahoo! anuncia o encerramento de um dos sites precursores de páginas pessoais (uma espécie de protoblog), voltado ao armazenamento e criação de páginas de internet: o GeoCities.
22 de outubro
Chega às lojas do mundo inteiro o Windows 7, o novo sistema operacional da Microsoft, cuja principal missão é redimir o fiasco do antecessor, o Vista.
19 de outubro
Kindle, o leitor de livros digitais da Amazon, desembarca no Brasil ao preço de 34 best-sellers. Liminar concedida pela Justiça Federal em São Paulo em dezembro diz que leitor digital não deve pagar imposto de eletrônicos.


17 de setembro
A indústria fonográfica brasileira consegue, no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná, a primeira condenação contra uma empresa no país por disponibilizar software P2P --sistema descentralizado de compartilhamento de arquivos na internet.
15 de setembro
O Procon-SP decide autuar a Telefônica por panes na telefonia fixa e no serviço de banda larga Speedy. A empresa responde a cinco processos administrativos.
6 de setembro
A potiguar Fernanda Paiva Diniz, 23, é eleita a "Miss Orkut". A vencedora do concurso de beleza Garota Social teve total de 13.679 votos.
26 de agosto
O site The Pirate Bay volta ao ar declarando guerra às gravadoras, dois dias depois da decisão de uma corte de Estocolmo, na Suécia, que derrubou a página de torrents. Além de ser conhecida por facilitar o download para mais de 22 milhões de usuários em todo o mundo, a plataforma também é famosa pela irreverência de seus fundadores.
19 de agosto
O programador Vinicius Camacho Pinto, 28, mais conhecido entre os internautas como K-Max, é indiciado pela Polícia Civil de São Paulo por invadir o site da Telefônica.

6 de agosto
O serviço de microblogs Twitter sai do ar no mundo inteiro após um ataque virtual de negação de serviços, deixando seus usuários órfãos por horas.
8 de julho
O Google, líder na área de buscas na internet, anuncia que vai lançar o próprio sistema operacional para computadores, acirrando a disputa contra a Microsoft.
29 de junho
O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, retorna ao trabalho após seis meses de licença para tratamento médico. Jobs passou por um transplante de fígado. Seu afastamento e os poucos detalhes divulgados sobre a doença geraram especulações e preocupação entre investidores.
27 de junho
Coqueluche em 2007, o Second Life desmorona, vítima de um imbróglio entre os responsáveis pelo projeto no Brasil e pela própria incapacidade do Second Life de se manter popular.
20 de junho
A Anatel decide proibir a Telefônica de vender o Speedy. A suspensão se deve à sucessão de falhas no serviço ocorridas entre 2008 e 2009.



28 de maio
Microsoft anuncia uma ferramenta de buscas chamada Bing, com a promessa de difundir a tecnologia de web semântica.
6 de maio
Após uma longa polêmica, que incluiu a ameaça do ministro Hélio Costa (Comunicações) de lacrar os transmissores da Cultura, o governo autoriza a emissora a transmitir três programações simultaneamente --usufruindo a multiprogramação da TV digital.
17 de abril
o ator Ashton Kutcher vence a disputa com a rede de TV CNN e se torna o primeiro usuário do serviço de microblogs Twitter a obter 1 milhão de seguidores.
*
Quatro responsáveis pelo site sueco The Pirate Bay são condenados a um ano de prisão por promover a quebra de direitos autorais, além do pagamento de 30 milhões de coroas suecas (ou R$ 7,7 milhões) a empresas da indústria de entretenimento.
16 de março
Quase 1 milhão de internautas amanhecem com uma comunidade a menos no seu Orkut. Após meses de queda de braço com representantes das gravadoras, a comunidade "Discografias", a maior para troca de músicas no país, chega ao fim.



4 de fevereiro
A campanha ao Palácio do Planalto cai na na web. Dezenas de partidários e apoiadores de presidenciáveis começam a colocar na rede conteúdo de campanha de olho na corrida eleitoral de 2010.
15 de janeiro
O vírus Conficker infecta 2,5 milhões de computadores em todo o mundo usando ataques múltiplos e novas engenharias para infecção. O Brasil é o segundo país que mais registrou infecções pelo novo vírus.
14 de janeiro
O executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, reconhece que tirará licença médica até o fim de junho. Ele informa, em uma carta, que seus problemas de saúde são mais complexos do que se pensava.



Nenhum comentário: