terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Entidades pedem que compra de empresa de publicidade pelo Google seja barrada

Dois grupos pediram aos reguladores antitruste dos Estados Unidos nesta segunda-feira (28) que bloqueiem a compra da AdMob, fornecedora de serviços de publicidade em celulares, para o Google, com receio de prejuízo à concorrência e com questões sobre riscos à privacidade com o negócio.
A Consumer Watchdog, órgão fiscalizador da proteção ao consumidor, e o Center for Digital Democracy, que advoga pelo acesso livre à internet, disseram em carta à Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC, na sigla em inglês) que o acordo entre Google e AdMob "reduz de forma substancial a competição no cada vez mais importante mercado de anúncios móveis".
O Google é o maior buscador da internet, enquanto a AdMob desenvolve tecnologia para a entrega e visualização de anúncios em telefones móveis. A AdMob também possui uma rede que permite aos anunciantes publicar propagandas em sites de internet móvel e direcionar a publicidade para aplicativos em smartphones.
Os grupos também afirmam que o acordo levanta preocupações sobre a privacidade, que normalmente não é considerada nas análises antitruste de fusões e aquisições.
O Google somente disse que a FTC pediu informações adicionais sobre o acordo de US$ 750 milhões com a AdMob.
Terceira maior aquisição
Se o negócio for aprovado, será a terceira maior aquisição feita pelo Google, depois da compra da DoubleClick por US$ 3,1 bilhões e do YouTube por US$ 1,65 bilhão.
O Google gera a maior parte de sua receita, que totalizou ao redor de US$ 22 bilhões em 2008, com a venda de anúncios que aparecem ao lado dos resultados de buscas feitas pelos visitantes de seu site.
Representantes do Google não foram imediatamente encontrados para falar sobre o assunto e a FTC não confirmou se recebeu a carta das entidades.

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