quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Facebook e Twitter marcaram o ano de 2009 na internet

O Twitter, impulsionado pelos smartphones, elevou seus 140 caracteres às alturas na internet neste ano que termina, enquanto o Facebook fez o MySpace quase desaparecer para se transformar na maior rede social online do mundo.
"Estes são os grandes vencedores", disse Jason Keath, assessor de uma consultoria de redes sociais da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, e fundador do site SocialFresh.com, que organiza conferências sobre o tema. "O Facebook praticamente triplicou de tamanho neste ano", enquanto o Twitter cresceu vertiginosamente. "No início do ano tinha entre dois e quatro milhões de usuários, e agora já são quase 40 milhões", acrescentou Keath.
Com 350 milhões de membros, "se o Facebook fosse um país seria a quarta nação mais povoada", disse o consultor de relações públicas especializado em redes sociais Scott Stanzel, ex-vice-secretário de imprensa do ex-presidente americano George W. Bush. O Twitter "estava ganhando popularidade, mas este ano realmente explodiu de uma forma extremamente penetrante", disse.
Supostamente, o Twitter rejeitou ofertas de compra por milhões de dólares do Google e do Facebook e sua influência como ferramenta de comunicação e informação foi demonstrada de diversas formas neste ano. Em junho, o Departamento de Estado dos Estados Unidos pediu ao Twitter para adiar uma suspensão prevista do serviço para manutenção, porque a rede estava sendo muito útil para manifestantes contrários aos controversos resultados das eleições presidenciais do Irã. Mais recentemente, o Google e a Microsoft passaram a inserir mensagens do Twitter nos resultados dos seus motores de buscas, uma nova característica descrita como uma busca em tempo real.
Além disso, a crescente adoção dos smartphones tem uma relação muito forte com o crescimento do Twitter, segundo indicou Jack Levin, co-fundador e chefe executivo da ImageShack, empresa que dirige o serviço yfrog.com de compartilhamento de imagens e vídeos no Twitter. "A explosão dos smartphones nos Estados Unidos e em muitos outros países estimulou a facilidade de comunicação entre as pessoas, e o Twitter certamente está por trás disso", disse. "As pessoas queriam se comunicar e o Twitter é uma verdadeira plataforma de comunicações", disse em relação a este serviço, que permite aos usuários enviarem mensagens de 140 caracteres e compartilhar vínculos na rede. "É um híbrido entre a mensagem instantânea e o email", definiu.
O serviço de Levin, o yfrog.com, é um dos milhares de aplicativos criados especialmente para o Twitter por desenvolvedores de softwares externos e que conseguiu crédito ao capitalizar a popularidade do serviço de micro-blogs.
O Facebook, que começou esta tendência de abrir para desenvolvedores externos para incorporar aplicativos divertidos, também finalmente percebeu o atrativo que possui a possibilidade de poder se conectar de qualquer lugar a qualquer momento. "O que eles fizeram e o MySpace não, é que realmente expandiram o alcance da sua rede", disse Keath. "O Facebook Connect é responsável por grande parte desse sucesso, pois gerencia o perfil do Facebook e permite conectar-se de qualquer lugar", como a partir de um smartphone, exemplificou.
O Facebook e o Twitter são populares principalmente porque "dão valor real às pessoas em suas vidas pessoais e profissionais", disse Stanzel. "É possível acompanhar a vida de centenas, talvez milhares, de pessoas apenas com uma conta no Facebook ou sendo ativo no Twitter", disse.
Keath também acredita que o crescimento do Twitter deve desacelerar em 2010, já que é inconcebível manter o mesmo ritmo de crescimento no número de usuários. Keath também suspeita que a empresa sediada em San Francisco irá buscar em 2010 tornar-se uma "ferramenta de marketing", visando conseguir formas de obter lucros.
Em relação ao Facebook, "parece altamente provável que irão lançar um portal a pagamento", ainda que isto lançaria um debate sobre o fato de ser comprometedor demais fornecer a redes sociais, além de tudo, também os dados do cartão de crédito.

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