HP, Epson e Lexmark possuem impressoras com conectividade sem fio. Programado para janeiro, um dos próximos lançamentos desse mercado é a Photosmart Plus, da HP.
Luiz Fernando Tedesco, gerente de produtos da empresa, diz que a HP apostará na massificação da impressão
wireless: "É mais comodidade para o usuário, que não precisa mais colocar o computador ao lado da impressora. Isso facilita a organização do espaço, além de a impressão poder ser feita de qualquer cômodo da casa."
Mobilidade
O mercado começou a tomar força este ano, com a queda do preço dos laptops e a popularização dos netbooks.
Daniela Alonso, especialista de produtos da Epson, diz que a mobilidade é uma tendência: "Segundo projeções da [consultoria] IDC, a venda de notebooks no ano que vem representará 50% da venda total de computadores. A necessidade de mobilidade impulsiona o mercado de impressão sem fio, que acompanha o processo".
Todos os equipamentos de impressão a serem lançados pela Lexmark em 2010 serão wireless, segundo José Carlos Yazbek, diretor de canais da empresa: "A tendência é que essa tecnologia não seja mais um diferencial e se torne uma característica comum".
Instalação
Não existe mistério na instalação das impressoras com a tecnologia.
Nos modelos mais recentes, caso da Photosmart Plus, a conexão com a rede sem fio doméstica é automática. Em modelos mais antigos, basta instalar o driver que acompanha a máquina ou que pode ser baixado no site do fabricante. Não são necessários conhecimentos técnicos avançados.
Se a impressora não vem com a opção de conexão Wi-Fi de fábrica, existem soluções no mercado. Basta adquirir um servidor de impressão sem fio (disponíveis por cerca de R$ 200), que é plugado na impressora e a torna capaz de se conectar a redes Wi-Fi.
Modelos
Por meio da tela de LCD de 2,39 polegadas, sensível ao toque, é possível operar as configurações da HP Photosmart Plus e imprimir fotos direto da câmera fotográfica.
A Epson tem o modelo Stylus TX550W, indicado para o usuário doméstico que faz uso frequente da impressora. Segundo a empresa, o cartucho preto permite imprimir mais de mil páginas. A velocidade também é alta: 36 ppm (páginas por minuto) em preto e colorido.
Já a X4690, da Lexmark, é mais barata, menor e mais leve que as concorrentes. Em contrapartida, a velocidade também é mais baixa: 25 ppm em preto e 18 ppm em cores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário