sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Campanha nascida no Twitter arrecada quase 80 mil livros

Uma iniciativa individual de um usuário do Twitter no Brasil se transformou, em pouco mais de um mês, em uma grande campanha nacional para a doação de livros para o Natal, com apoio de empresas e entidades. Com quase 80 mil livros arrecadados em postos de coleta espalhados por todo o País, a campanha #Doeumlivrononatal se tornou um dos assuntos mais comentados da rede social e extrapolou os limites da internet ao, por exemplo, oferecer ingressos pela metade do preço em determinados shows para quem doar um livro.
"A campanha é mais um exemplo de como as redes socais que se formam no Twitter podem extrapolar os limites da dimensão virtual, ganhar as ruas das cidades, fazer a diferença e transformar a realidade", afirmou o diretor de divulgação da campanha, José Luiz Goldfarb, que informou que já foram arrecadados 78 mil livros e que a expectativa é que o número supere os 100 mil.
A campanha começou de maneira informal, quando Herber Dias de Souza passou a incentivar seus amigos do Twitter a doarem livros no Natal. Rapidamente a proposta teve uma grande adesão e logo se tornou a campanha #doeumlivrononatal, recebendo o apoio de jornalistas, artistas, políticos, empresários e parceiros importantes, como a Fundação Abrinq, a Ong Visão Mundial e o projeto "Sempre um Papo". A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo abriu as portas das suas sedes para a arrecadação dos livros, assim como a rede de farmácias Droga Raia, que possui lojas em diversos estados brasileiros, e a Livraria Cultura.
Goldfarb destaca o show da cantora Maria Rita, no sábado dia 19 de dezembro no Rio de Janeiro, como uma das maiores iniciativas da campanha. As pessoas que doarem um livro para a campanha no dia do show podem pagar meia entrada.
Os locais de coletas podem ser encontrados no blog da campanha, pelo endereço www.doeumlivrononatal.blogspot.com.

Nenhum comentário: