A notícia da morte de Osama bin Laden se espalhou rapidamente durante o
final da noite passada na rede social Twitter, plataforma pela qual foi
antecipada a informação que rapidamente alcançou 1 milhão de mensagens
em apenas três 3h30, publicou nesta segunda-feira a Sysomos.
A especulação sobre a morte do líder da Al Qaeda em uma operação militar
americana começou a circular no Twitter por volta das 22h30 de domingo
na costa leste dos Estados Unidos (23h30 de domingo de Brasília), 1h
antes de o presidente americano Barack Obama confirmar a informação pela
televisão.
Por volta da meia-noite, minutos após o final do discurso do presidente,
já haviam sido enviadas mais de 500 mil mensagens na rede comentando a
morte, que até aquele momento havia sido mencionada 796 vezes em blogs e
801 vezes na internet pela imprensa.
Às 2h da madrugada, o número de mensagens no Twitter alcançou 1 milhão,
enquanto as de publicações em blogs ultrapassavam 6.800 e as de notícias
7.400.
A atividade que a morte do terrorista saudita gerou na internet foi
desacelerando à medida em que avançava a noite nos EUA, país a partir do
qual se produziram a maior parte das referências sobre a notícia, que
foi seguida com especial atenção no Japão, Austrália, Indonésia, Índia,
Oriente Médio e Europa.
Até as 8h da manhã desta segunda-feira, no horário local da costa leste
(6h de Brasília), os tuítes superavam os 2 milhões na rede social
Twitter.
Em menos de 12 horas desde o anúncio da morte foram publicadas cerca de
40 mil artigos em blogs e 40 mil notícias em órgãos de imprensa na
internet, um reflexo de que internautas e jornalistas acompanharam o
fato com intensidade similar.
Para o Sysomos, --empresa especializada em marketing na internet-- 66%
dos emissores de mensagens sobre a morte de Bin Laden foram homens e 37%
mulheres.
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