terça-feira, 3 de maio de 2011

Coreia do Sul acusa Norte por ataque de hackers contra banco

Promotores sul-coreanos estão acusando a Coreia do Norte pelo ataque que paralisou um dos maiores bancos da Coreia do Sul no mês passado.
As operações do banco NongHyup, ligado à Federação Cooperativa Agrária Nacional, foram interrompidas durante três dias por causa de um ataque cibernético, impedindo os clientes de ter acesso a seu dinheiro.
A promotoria pública de Seul, capital sul-coreana, classificou o ataque de "terrorismo cibernético sem precedentes, deliberadamente planejado" pela Coreia do Norte.
Eles afirmaram que o programa utilizado para prejudicar as atividades do banco era o mesmo utilizado em ataques cibernéticos anteriores promovidos por hackers que estariam a serviço da Coreia do Norte.
GUERRA CIBERNÉTICA
Segundo os promotores, um laptop usado por uma prestadora de serviços do banco passou a servir de "computador zumbi", operado à distância pela Coreia do Norte a partir de setembro de 2010.
Este computador teria sido utilizado para realizar o ataque ao banco.
Eles apuraram ainda que um dos endereços de protocolo de internet utilizados para penetrar no sistema de segurança do banco NongHyup foi o mesmo utilizado em março para outro ataque com origem no país vizinho.
O endereço de protocolo de internet (IP, na sigla em inglês) permite identificar a origem de dados enviados pela internet.
O programa usado para o ataque também seria semelhante ao que foi utilizado em julho de 2009, quando uma série de sites do governo sul-coreano foram atacados por hackers.
A mídia sul-coreana também já havia acusado a Coreia do Norte de manter uma equipe de guerra cibernética para penetrar nas redes governamentais e financeiras da Coreia do Sul e dos Estados Unidos.
Por causa do ataque recente, os serviços do banco NongHyup foram suspensos por três dias e os históricos dos cartões de crédito de alguns clientes foram deletados.
TENSÃO
Tecnicamente, as duas Coreias permanecem em estado de guerra desde a Guerra da Coreia (1950-1953).
Mas a tensão entre os países vizinhos cresceu nos últimos meses por causa de dois incidentes com mortes.
A Coreia do Sul culpa o Norte por afundar seu navio de guerra Cheonan em março de 2010, causando a morte de 46 membros da tripulação. A Coreia do Norte nega ter tido qualquer participação no incidente.
Em novembro de 2010, quatro sul-coreanos foram mortos quando soldados da Coreia do Norte bombardearam uma ilha na fronteira entre os países.

Nenhum comentário: