A empresa News Corp., do magnata das comunicações Rupert Murdoch, lançou
nesta quarta-feira o jornal digital "The Daily", exclusivo para iPad.
Rupert Murdoch, 79, presidente e diretor executivo da News Corp., e Eddy
Cue, vice-presidente de serviços de internet da Apple, fabricante do
iPad, apresentaram o "The Daily" em evento no Museu Guggenheim Museum de
Nova York.
O aplicativo para o jornal (que é gratuito durante as próximas duas
semanas) só está disponível no iTunes dos Estados Unidos, contudo. Não
há previsão de lançamento na loja virtual brasileira.
O jornal digital deveria ter saído no mês passado em San Francisco, mas o
evento foi adiado no último minuto pelo anúncio de que diretor
executivo da Apple, Steve Jobs, entraria em nova licença médica.
Segundo o "The Wall Street Journal", de propriedade da News Corp., o
"The Daily" terá um custo de US$ 0,99 centavos e será vendido
exclusivamente no iTunes, a loja virtual da Apple.
As notícias serão enviadas automaticamente ao iPad do assinante toda manhã.
Segundo o "WSJ", a News Corp. contratou cerca de cem pessoas para
trabalhar no "The Daily", incluindo jornalistas veteranos de publicações
tradicionais, como "New Yorker", "Forbes", "New York Post" e outros.
A revista "Forbes" disse que a News Corp. orçou em US$ 30 milhões o investimento no primeiro ano do jornal.
O site de tecnologia AllThingsD.com,
também de propriedade da News Corp., noticiou que o The Daily trará
artigos noticiosos, gráficos interativos, vídeos e fotos, desenvolvidos
para tirar vantagem da tela sensível ao toque do iPad.
O jornal digital também terá um site gratuito na internet, disponível no domínio thedaily.com, mas este contará com uma pequena seleção do conteúdo original.
De acordo com o AllThingsD, o "The Daily" será gratuito nas duas primeiras semanas.
Em entrevista concedida em abril do ano passado ao "The Kalb Report", Murdoch disse que o iPad é "um vislumbre do futuro".
"Haverá dezenas de milhões destes aparelhos vendidos em todo o mundo",
disse o chefe executivo da News Corp. na ocasião. "Podem ser a salvação
dos jornais, porque você deixa de ter custos com papel, tinta,
impressão, transporte", acrescentou.
Além disso, continuou Murdoch, o iPad "não destrói o jornal tradicional, ele apenas chega de um jeito diferente".
A criação de um jornal digital para assinantes é a mais recente cartada
de Murdoch na tentativa de fazer com que os consumidores comecem a pagar
por notícias disponibilizadas na internet depois de anos recebendo-as
de graça.
O "Wall Street Journal" exige assinatura para disponibilizar o acesso ao
conteúdo completo do WSJ.com. Os britânicos "The Times" e "The Sunday
Times", duas outras publicações da News Corp., recentemente colocaram
limites pagos para disponibilizar o acesso a seus sites na internet.
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