O Google lançou um serviço que facilita a venda de versões digitais de
jornais e revistas para editoras e produtores de conteúdo nesta
quarta-feira (16). O lançamento ocorre um dia depois de a Apple anunciar
um plano de assinaturas para a mídia, vendido por meio de sua loja de
aplicativos, que foi recebido com controvérsia.
O Google disse que seu novo serviço, o One Pass, permite às editoras
vender conteúdo que consumidores podem ver em websites ou em aplicativos
especialmente desenvolvidos para smartphones ou tablets. A mídia pode
cobrar pelo conteúdo de diversas formas, incluindo assinaturas,
pagamento por quantidade de acessos ou venda de apenas um artigo,
afirmou o Google no blog da empresa, nesta quarta-feira.
Na terça-feira, a Apple apresentou um esperado plano de assinaturas para
empresas de mídia que prevê a distribuição de conteúdo em aplicativos
específicos para usuários de iPad e iPhone.
O serviço permite à Apple reter 30% dos pagamentos dos clientes para
qualquer produtora de conteúdo cadastrada na loja da Apple. Ele também
permite aos consumidores decidir quais dados pessoais fornecer aos
produtores de conteúdo quando se cadastram nos sites para fazer alguma
assinatura. Analistas disseram que o novo plano da Apple pode contrariar
quem detém os direitos sobre o conteúdo.
O post no blog do Google não deixou claro qual será o percentual dos
pagamentos do One Pass que caberá ao Google. A empresa não estava
imediatamente disponível para comentar o assunto.
No seu blog, o Google afirmou que o serviço permite às editoras definir seus próprios preços e termos para o conteúdo.
Segundo o Google, o One Pass está atualmente disponível para a mídia do
Canadá, França, Alemanha, Itália, Espanha, Grã-Bretanha e Estados
Unidos.
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