A fabricante de celulares Sony Ericsson anunciou seu segundo lucro
trimestral consecutivo nesta sexta-feira, favorecida pelo aumento das
vendas de celulares inteligentes, mas manteve sua posição de que o
mercado crescerá apenas ligeiramente este ano.
O preço médio de venda de um celular da companhia disparou no segundo
trimestre para 160 euros, ante previsão de 134 euros.
Isso ajudou a elevar o lucro antes de impostos (Ebtida, na sigla em
inglês) no segundo trimestre a 31 milhões de euros (US$ 39,7 milhões),
contra projeção de 16,5 milhões de euros segundo pesquisa da Reuters. Em
igual período de 2009, a empresa teve prejuízo de 283 milhões de euros.
Depois de um ano prejudicado pela retração dos consumidores quanto a
gastos com celulares novos, a perspectiva do setor melhorou nos últimos
meses. No entanto, a concorrência no segmento de celulares inteligentes
segue acirrada e a recuperação econômica mundial ainda parece frágil.
A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, alertou para problemas
no lucro em junho, informando que seus celulares inteligentes estavam
enfrentando dificuldades para concorrer com o iPhone, da Apple.
A Sony Ericsson, controlada por Sony e Ericsson, vem reduzindo custos e
reformulando sua linha de produtos, de modo a oferecer mais celulares
com funções semelhantes às dos computadores e links para sites de redes
sociais.
"Foi um anúncio positivo de resultados, melhor (que o esperado) quanto a
faturamento, margem e receita antes de juros e impostos," disse Per
Lindtorp, analista da Erik Penser. "Ao mesmo tempo, a Sony Ericsson
passa por uma recuperação, situação em que as coisas podem mudar
rapidamente. Mas sua posição parece muito forte, e a linha de produtos é
boa."
A quinta maior fabricante mundial de celulares lançou os celulares
inteligentes Zperia X10 e Vivaz, no primeiro trimestre, enquanto o
Xperia X10 Mini e Xperia X10 Mini Pro começaram a ser distribuídos no
final do segundo trimestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário