Ter um bom roteiro é fundamental para o sucesso de um game nos dias de hoje, afirma o roteirista de games Matt Costello, garantindo que não está argumentando em causa própria.
Responsável pela história de jogos como Doom 3 e 7th Guest, ele esteve em São Paulo neste mês ministrando palestras.
Em entrevista à Folha, ele citou como exemplo Heavy Rain (título para PS3 com uma história de suspense policial em que as ações dos jogadores definem o desenvolvimento e desfecho).
"Esse jogo mostra como a importância da história se renovou nos games atualmente. O fato de ter vendido tão bem e recebido boas críticas mostra que um estilo diferente de jogo e história pode dar certo comercialmente".
Para quem pretende trabalhar como roteirista de jogos eletrônicos, Matt dá algumas dicas: "Leia muitos livros, veja muitos filmes, jogue muitos games e analise a história de todos eles.
Além disso, seja o melhor possível em vários idiomas, pois você nunca sabe onde irá trabalhar. Grandes estúdios estão construindo filiais pelo mundo todo: China, Suécia, Montreal, quem sabe onde você pode acabar parando".
Veterano na indústria, em que atua desde 1992, Matt Costello também escreve romances (alguns baseados nos jogos em que trabalhou, como Doom 3) e faz roteiros para televisão.
Atualmente, Matt trabalha no roteiro de Rage, em que os jogadores explorarão um mundo futurista e pós-apocalíptico, similar ao visto em "Mad Max".
Nenhum comentário:
Postar um comentário