segunda-feira, 24 de maio de 2010

Temas da mídia tradicional diferem dos abordados pelas redes sociais, diz estudo

Um estudo divulgado pelo Centro de Pesquisas Pew indica que histórias que ganham a atenção das redes sociais diferem daquelas cobertas pela maioria das mídias tradicionais.
Feito ao longo de um ano nos Estados Unidos, o estudo demonstrou que blogs compartilham a mesma temática principal com mídias tradicionais em apenas 13 das 49 semanas pesquisadas.
No serviço de microblogs Twitter, a igualdade de principais temas com a imprensa ocorreu apenas em 4 de 29 semanas.
Já no YouTube, os assuntos principais foram similares em apenas 8 de 49 semanas.
A disparidade, entretanto, também ocorre entre as três plataformas de redes sociais pesquisadas. Das 29 semanas seguidas, blogs, Twitter e YouTube compartilharam a mesma história principal em apenas uma ocasião: na semana compreendida entre os dias 15 e 19 de junho, cujo tema central era os protestos das eleições iranianas.
Nas três plataformas sociais, a atenção dispensada aos assuntos é breve. Em blogs, 53% das histórias principais dadas em uma determinada semana ficam como tema principal não mais que três dias. No Twitter, isso se torna verdadeiro para 72% dos temas --e mais da metade (52%) fica entre os mais vistos por apenas 24 horas.
Os blogs ainda são fortemente ancorados às mídias tradicionais, segundo o estudo: mais de 99% das histórias eram provenientes de jornais ou emissoras televisivas. Quatro delas --BBC, CNN, "New York Times" e "Washington Post"-- respondem por 80% desse conteúdo.
O Twitter é a rede mais descolada da mídia tradicional. No serviço de microblogs, 50% dos links vieram de jornais ou emissoras, enquanto 40% eram de fontes da internet e 10% eram de fontes não-noticiosas, como o "Green Briefs", que sintetizava os acontecimentos diários durante os protestos sobre as eleições iranianas em junho.
No YouTube, a grande surpresa fica com os 26% dos vídeos assistidos serem de fora dos Estados Unidos --o estudo chega a mencionar o caso do âncora brasileiro Boris Casoy, que insultou garis em um comentário vazado no ar durante o intervalo de uma edição do Jornal da Band.

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