segunda-feira, 24 de maio de 2010

Google revela divisão de receitas de propaganda com editoras

O Google revelou como é feita a divisão das receitas obtidas a partir da publicidade com editoras de conteúdo.
O movimento, de acordo com informações do diário econômico "The Wall Street Journal" desta segunda-feira (24), é feito em resposta a editoras e reguladores que pedem maior transparência do Google em relação ao assunto.
A companhia informou que direciona 68% da receita cobrada dos anunciantes para publicidade que aparece no site dos editoras. O Google disse também que paga a elas 51% da receita por anúncios de busca.
O Google resistia, há algum tempo, à revelação desse percentual.
No ano passado, jornais italianos reclamaram que a companhia estava abusando da posição dominante no país em seu serviço de busca.
À época, os jornais disseram que sites noticiosos que não desejavam aparecer no Google Notícias eram automaticamente excluídos do serviço de buscas, e que isso poderia acarretar efeitos "de distorção" no mercado publicitário na internet.
"O Google está tentando se apresentar como mais aberto e amigável. É difícil sustentar esse argumento se não forem abertos sobre isso [publicidade]", disse o analista do Gartner, Andrew Frank.
A companhia tem sido alvo de entidades reguladoras na Europa e nos Estados Unidos.
Outros jornais --como o "New York Times"-- negociam os termos da divisão de receitas com o Google. Termos desses acordos, entretanto, não são conhecidos.

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