As vendas de notebooks saltaram 43% no primeiro trimestre, o maior crescimento anual em oito anos, impulsionado pela demanda dos consumidores por netbooks, afirmou a empresa de pesquisa de tecnologia Gartner nesta terça-feira (25).
O preço médio de venda caiu 16%, para US$ 732, com muitos consumidores optando por netbooks de baixo custo --mini-notebooks com menos atributos-- em vez de laptops mais sofisticados. As vendas totais de notebooks cresceram 21%, para US$ 36,1 bilhões.
A Hewlett-Packard permaneceu como a maior vendedora, com 19,2% do mercado, mas a segunda colocada Acer reduziu a diferença, aumentando suas vendas em 48%, ficando com uma fatia de 18,5%.
A taiwanesa Asustek, pioneira no segmento de netbooks com o Eee PC, mais que dobrou as vendas e ficou com 8,8% do mercado, em quinto lugar depois da Dell, a terceira colocada, e da Toshiba, em quarto lugar.
"Os mini-notebooks responderam por grande parte do aumento nas remessas de PCs portáteis no primeiro trimestre de 2010, com crescimento de 71%", afirmou o principal analista da Gartner, Mikako Kitagawa.
"No entanto, a participação de mini-notebooks desacelerou em algumas regiões, à medida em que os consumidores começam a entender as limitações do equipamento, especialmente frente à redução de preços agressiva dos notebooks tradicionais", acrescentou Kitagawa, em nota.
A Gartner afirmou ter observado certo aumento na demanda do mercado profissional, que deve acelerar no final do ano e em 2011, conforme as empresas começam a retomar as compras adiadas para substituir equipamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário