Yahoo! e Nokia anunciaram nesta segunda-feira (24) uma parceria que busca ampliar suas ofertas de serviços de internet móvel, em esforço para reconquistar participação de mercado perdida para rivais como Apple e Google.
A partir do segundo semestre, o Yahoo! será o fornecedor exclusivo de serviços de e-mail para os celulares da Nokia, enquanto a empresa finlandesa vai fornecer de modo exclusivo mapas e serviços de navegação para o Yahoo.
A Nokia é líder em celulares em muitos mercados emergentes, mas tem enfrentado dificuldades para crescer na América do Norte. O presidente-executivo da companhia, Olli-Pekka Kallasvuo, afirmou que a parceria com o Yahoo ajudará a empresa a competir melhor nos Estados Unidos.
"Localização, mapas e navegação receberão mais atenção nos EUA e muitos mais usuários no mercado norte-americano", disse Kallasvuo. "Este é um passo que estamos dando para fortalecer nossa posição nos EUA."
O papel de serviços móveis de internet tornou-se muito mais relevante desde que Apple e Google entraram no mercado celular, forçando empresas tradicionais como Nokia e Samsung a correrem para melhorar a oferta de produtos.
A Nokia investiu mais de US$ 10 bilhões em poucos anos para construir uma nova oferta de serviços de internet, que vai de e-mail a música, mas até agora os esforços da companhia renderam poucos usuários pagantes.
De maneira similar, o Yahoo! tem menos mercado em comparação com o Google, cujo sistema operacional Android para celulares é usado por muitos fabricantes como Motorola e HTC.
"Alguém poderia dizer que a parceria de perdedores não produz um vencedor", disse Pierre Ferragu, analista da Bernstein Research. "Normalmente é verdade, mas para a Nokia o caminho certo no futuro passa por estabilização de sua posição atual e ser bem-sucedida no jogo das plataformas móveis", acrescentou.
A presidente-executiva do Yahoo!, Carol Bartz, afirmou que a companhia não investiu de maneira suficiente em mapas e espera que a parceria com a Nokia ajude a empresa a avançar. "O Yahoo! perdeu seu foco em mapas há alguns anos", afirmou a executiva.
Bartz disse que apesar de o acordo não significar uma parceria em publicidade, a oferta de serviços melhorados de localização do usuário e navegação pode ajudar na tentativa do Yahoo em construir serviços locais de publicidade e marketing. "Ter localização combinada com um grande conteúdo local é o que nossos usuários procuram."
No mês passado, o Yahoo fechou acordo com a Samsung para colocar serviços e softwares de maneira mais destacada nos celulares da segunda maior fabricante de telefones móveis do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário