A partida do ônibus espacial Discovery hoje, rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), traz uma novidade de gênero: pela primeira vez quatro mulheres estarão juntas no espaço.
Os foguetes propulsores do ônibus espacial foram acionados às 7h21 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida (Estados Unidos). Este é o último lançamento previsto do Discovery e o quarto último na história dos ônibus espaciais.
Depois, o Discovery, com quatro homens e três mulheres a bordo, deixou o enorme tanque exterior e os dois foguetes. Se tudo correr bem, na quarta-feira (7) às 0h44 (de Brasília), a nave se acoplará ao complexo orbital, onde se encontram uma mulher e cinco homens astronautas.
Entre os sete tripulantes do Discovery está a japonesa Naoko Yamazaki. Quando chegar à ISS, ela se encontrará com seu compatriota Soichi Noguchi, quando será a primeira vez que dois astronautas japoneses estarão juntos no espaço.
No ônibus espacial comandado por Alan Poindexter, viajam também o piloto Jim Dutton, os especialistas de missão Rick Mastracchio, Clayton Anderson, e as colegas Stéphanie Wilson, Dorothy Metcalf-Lindenburger e Naoko Yamazaki.
O lançamento do Discovery ocorre um dia depois de a nave russa Soyuz TMA-18 chegar à ISS. Na nave viajavam os cosmonautas --termo para astronauta da Rússia-- russos Aleksandr Skvortsov e Mikhail Kornienko e a astronauta da Nasa Tracy Caldwell Dyson, que integrarão as expedições número 23 e 24 da plataforma orbital.
Mãe no Twitter
Naoko Yamazaki, 39, é a primeira mãe japonesa que viaja ao espaço. Como seu compatriota Soichi Noguchi, prometeu falar sobre o que ocorre em órbita através do Twitter.
Trata-se da segunda mulher japonesa que viaja ao espaço e a primeira que detalhará sua viagem através de seu perfil no microblog (@astro_Naoko), onde conta com quase 15 mil seguidores, a maioria japoneses.
As mensagens neste microblog foram as que popularizaram seu compatriota Soichi Noguchi (@astro_Soichi), que, a partir da ISS, colocou de forma regular fotografias da Terra tiradas do espaço. Elas lhe valeram uma legião de mais de 170 mil seguidores.
Histórico
Em 6 de junho de 1963, a astronauta soviética Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher a participar de uma missão espacial, na missão espacial Vostok. Duas décadas mais tarde, na missão Challenger, Sally Ride seria a primeira astronauta americana.
Desde o início das viagens espaciais com tripulações humanas já foram ao espaço 463 homens e 54 mulheres.
Enquanto o Discovery estiver em órbita, a Nasa comemorará em 12 de abril o 29º aniversário da primeira missão de um ônibus espacial, data na qual também se completam 49 anos do primeiro voo espacial, tripulado pelo soviético Yuri Gagarin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário